A Coordenação do projeto Agente Mirim Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Amana/GMN) se reuniu com o novo gestor do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Odorico Ferreira da Silva, para apresentar as diretrizes pedagógicas implantadas dentro do projeto Amana, que tem como sede a área do Parque. 

  

Na oportunidade, foi discutido com o novo gestor a dinâmica do trabalho desenvolvido dentro do Parque pelo projeto Amana, que tem o foco na formação cidadã de crianças de 08 a 12 anos, com uma pedagogia direcionada ao respeito e às ações proativas em defesa e preservação do meio ambiente. “É muito relevante o apoio do gestor do Parque nessa ação de segurança preventiva que vem sendo desenvolvida pela GMN há oito anos”, comentou o coordenador de Meio Ambiente do Amana, Elias Cordeiro. 

  

O novo gestor do Parque da Cidade, Odorico Ferreira, ressaltou que a sua administração está sempre pronta para contribuir com iniciativas que envolvam formação cidadã consciente voltada para preservação e conscientização ambiental, e concluiu que o projeto da Guarda Municipal é de suma importância para gestão pública como um todo. 

  

Atualmente, o projeto Amana atende 60 crianças nos turnos manhã e tarde através de uma ação preventiva com foco voltado para conscientização ambiental gerida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e operacionalizada pela Guarda Municipal do Natal (GMN). 

  

O Amana trabalha com uma grade curricular que levar informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.