O mau uso da internet através da prática de atos agressivos contra outras pessoas, ou instituições, provoca males profundos, por vezes irreversíveis. Preocupado com a disseminação desse tipo de comportamento, o prefeito Álvaro Dias instituiu, através da “Lei Lucas Santos”, a Campanha Agosto Verde de Conscientização do Uso Saudável das Redes Sociais e Combate ao Cyberbullying.

A Lei nº 7.193 foi sancionada e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (14), após aprovação pela Câmara Municipal. A legislação prevê a campanha de conscientização do uso saudável das redes sociais e combate ao cyberbullying, a ser realizada no mês de Agosto, anualmente, na cidade do Natal.

“Me sensibilizei com a causa e não poderia deixar de assinar essa Lei. Uma homenagem a Lucas, que deixa como legado essa luta para salvar vidas e o alerta para os cuidados com o uso da internet”, explicou Álvaro Dias.

O prefeito relembra a história do jovem Lucas Santos, que foi encontrado sem vida há pouco mais de um mês, após ser vítima de comentários ofensivos em suas redes sociais. A iniciativa ganhou o apoio da população através de diversos comentários justamente nas redes sociais.

A campanha Agosto Verde passa a integrar o calendário oficial de eventos do Município do Natal. Nela poderão ser realizadas uma série de atividades, como por exemplo: iluminação de prédios públicos com luzes de cor verde; promoção de palestras, eventos e atividades educativas e a veiculação de campanhas de mídia com informações sobre uso
saudável nas redes sociais.

A “Lei Lucas Santos” determina que as escolas da rede municipal pública e privada de Natal realizem projetos com palestras, seminários e/ou outros meios de exposição e ensino com objetivo da conscientização dos alunos.

Os alunos com faixa etária entre 12 (doze) e 14 (catorze) anos serão orientados na  produção de apresentações próprias, após estudo, de temas relacionados à conscientização do uso saudável das redes sociais e combate ao cyberbullying.

As emissoras de rádio e televisão, que gozarem de isenções, patrocínios ou benefícios, também farão parte do processo de educação.