As experiências inovadoras de arborização urbana e os projetos desenvolvidos em prol da recuperação ambiental de Natal, pela Prefeitura de Natal e também por biólogos, geólogos, engenheiros florestais de universidades e ongs, foram debatidos durante o I Seminário Planta Natal, realizado nesta terça-feira (21) no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte para marcar o Dia da Árvore.

O prefeito Álvaro Dias participou do seminário e na ocasião anunciou a meta do projeto Planta Natal para 2022, que é o plantio de 10 mil mudas de árvores em 100 dias, aproveitando o período chuvoso que começa em março até julho. “Estou feliz pela adesão da população e pelo sucesso deste seminário que tem participações importantes de pesquisadores e fortalece a consciência coletiva em prol da arborização da cidade. Já temos 7.100 árvores plantadas e agora vamos nos preparar para começar mais este desafio que é difícil, pois pretendemos, corajosamente, plantar dez mil árvores em 100 dias. Façam as contas aí, são 100 árvores por dia, é muita coisa. Mas vamos fazer de Natal uma cidade cada vez mais agradável, bem arborizada para que todos nós possamos ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou o chefe do executivo municipal.

“Vi aqui experiências e soluções inovadoras que vamos incrementar com este mutirão participativo de especialistas, das secretarias da Prefeitura e de entidades da sociedade civil”, disse ainda. Álvaro Dias também destacou a prioridade no desenvolvimento de mudas e coleta de sementes de plantas nativas. “Vamos valorizar as árvores nativas já aclimatadas aqui como os oitis, craibeiras, pau d 'arco”, ressaltou. 

Para a secretária executiva da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra, responsável pela organização do Seminário, o objetivo foi alcançado por reunir os principais projetos de arborização desenvolvidos em Natal. “Queremos que se juntem ao Planta Natal no desafio de plantar as 10 mil árvores que sonhamos. É importante que as pessoas abracem a ideia de plantar árvores, mas, que também assumam a postura para cuidar das mesmas”, destacou.

PALESTRAS
O titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, abordou em sua palestra o tema "Mudanças climáticas x Arborização em Ambientes Urbanos", no qual tratou de questões como o crédito de carbono, acordos internacionais e sustentabilidade. De acordo com Mesquita, infelizmente somos um dos países que mais desmata e promove queimadas no mundo. "Nunca tivemos uma política séria ligada ao tema. E os municípios e  estados precisam ser instruídos quanto a isso. Sem essas políticas o Brasil é líder em desmatamento e estamos no topo dos países que contribuem para o aumento do efeito estufa", disse. Formado em Ecologia e mestre em Bioecologia, o gestor alertou para a necessidade de compreender que não há sustentabilidade se não houver desenvolvimento socioeconômico. 

O Seminário teve como fala de encerramento  a “importância das árvores urbanas para as cidades em desenvolvimento”, que é parte do estudo desenvolvido pelo biólogo da UFRN Bruno Rafael Morais de Macêdo, que atualmente é titular da Superintendência de Infraestrutura da UFRN e consultor ambiental de diversos projetos. O biólogo esclareceu sobre os erros cometidos pelas pessoas no plantio de árvores citadinas, destacando espécies de melhor adequação urbana, a gestão de riscos, levando em consideração aspectos como acidentes, problemas fitossanitários, danos para a população. 

O biólogo destacou as árvores propícias, que são as pioneiras ou secundárias como o Ipê amarelo e o Ipê roxo. “A seleção realizada pela prefeitura de Natal já é bastante satisfatória para a formatação de corredores urbanos sustentáveis”, disse. Por outro lado, falou que algumas são problemáticas, como os eucaliptos, cajueiros e coqueiros. 

O prefeito Álvaro Dias tirou dúvidas com o biólogo sobre as árvores de crescimento rápido, como o Nim da Índia, que tem virado moda em alguns municípios e condomínios, mas tem suscitado críticas de ambientalistas. Segundo Bruno Rafael, o Nim não é considerado uma árvore extremamente problemática, mas ela não contribui com a diversidade ambiental e pode ter um impacto de risco nas estruturas urbanas.

O I Seminário Planta Natal também abriu espaço para apresentação de trabalhos inovadores e pesquisas que abordam a importância do reflorestamento das cidades para coibir as áreas quentes. Exemplo do vice-diretor do Horto do Pitimbu, José Ramos, especializado na coleta de sementes raras como o abricó-de-macaco, barriguda e o visgueiro, com florações de impacto visual. E de Kaleb Melo, advogado e ativista ambiental que abordou o valor financeiro e a importância do inventário das árvores, um projeto que começa a florescer em parceria com a Prefeitura. Kaleb desenvolve um projeto em parceria com a Prefeitura de Natal na aplicação do QRCode para mapeamento das árvores da cidade. O ambientalista listou alguns dados da recente pesquisa sobre a importância da árvore para a população de Natal, na qual identificou que 70% dos natalenses utilizam árvores de alguma forma e 80% têm alguma memória afetiva relacionada a ela. 

Realizado pela Secretaria Executiva da Prefeitura, o I Seminário Planta Natal integrou secretarias municipais e entidades da sociedade civil com Secretária de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Urbana, Planta Natal, Parque da Cidade, Guarda Municipal, o Conselho Comunitário da Cidade satélite (Concitel), Horto Parque das Serras, Associação dos Ciclistas do RN (Acirn), Supermercado SuperBox e um grupo de escoteiros.