O prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do Padre Tiago Theisen. Ele faleceu na madrugada deste sábado (09) e há mais de 50 anos dedicava sua vida a acolher os mais pobres em Natal, desenvolvendo vários projetos voltados para a população mais vulnerável. 

O corpo do padre Tiago está sendo velado na Igreja Matriz de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, Zona Norte de Natal, iniciado na manhã deste sábado e seguindo até às 19h. Depois, será trasladado para a Capela de Santa Cruz, no bairro de Igapó. Neste domingo, às 8h, será realizada a missa de exéquias, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. O sepultamento será na própria Capela, onde exerceu a maior parte de sua vida sacerdotal em Natal. 

Em nota oficial, o prefeito Álvaro Dias lamentou profundamente a morte do sacerdote. “Com grande tristeza na alma e no coração recebi a notícia da partida do padre Thiago Theisen, um homem que dedicou toda sua vida aos mais pobres, aos mais necessitados, um abnegado pelas causas sociais e uma pessoa que posso considerar um amigo de longas datas”, disse. “Pelo exemplo de vida e pelo homem que foi Padre Thiago,  presto mais uma homenagem a ele, declarando luto oficial de três dias na cidade numa homenagem póstuma a esse homem que tanto fez por Natal”, afirmou.


Padre Tiago
Pároco Emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe no conjunto Santa Catarina e diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração, padre Tiago recebeu o título honorífico de Monsenhor pelo reconhecimento de seu trabalho como evangelizador. Das mãos do prefeito Álvaro Dias, recebeu a Medalha do Mérito Felipe Camarão, maior homenagem que a Prefeitura pode conceder a um cidadão, em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade natalense. 

Nascido na Bélgica, em 23 de outubro de 1930, foi ordenado padre em julho de 1955, e nesses 66 anos de sacerdócio dedicou sua vida a atender as pessoas mais necessitadas. Chegou ao Brasil em 1968, após o pedido do então arcebispo Dom Nivaldo Monte à Roma para enviar padres europeus, pois vários seminários no país haviam fechado suas portas durante a ditadura militar. 

Quase 62 mil crianças e adolescentes foram assistidos nesses anos em seus projetos desenvolvidos em Natal, em 52 anos dedicados ao sacerdócio. Além disso, foi responsável pelo encaminhamento de 27 padres à ordenação e construiu 46 igrejas como atuante trabalhador em sua fé cristã.