O projeto “Planta Natal” entra em um novo ciclo. Com a chegada da primavera, a Prefeitura iniciou o processo de coleta de sementes das árvores para plantio em 2022. A ação tem o objetivo de aproveitar o período de estiagem e preparar a terra, que receberá no próximo ano o plantio de mudas de várias espécies para arborização de plantas nativas e complementação paisagística de praças, canteiros e jardins públicos do município.

Estão sendo coletadas sementes de aroeiras, catingueiras, mulungu beiras, pau brasil, angico, ipê amarelo e rosa, craibeira, pata de vaca e árvores frutíferas. Todas as espécies nativas foram escolhidas por terem uma boa aceitação pelo solo e pelo clima da cidade. A coleta das sementes é realizada de acordo com a floração de cada espécie. Já foram coletadas neste mês de setembro três mil sementes. Na última semana foram coletadas sementes da catingueira e na próxima semana será pata de vaca que estará retroalimentando o Horto Municipal.

O “Planta Natal” consiste no plantio de mudas de diversas espécies espalhadas pela cidade com a boa expectativa de que as mudas se tornem árvores no futuro, aumentando o grau de arborização do município, melhorando a qualidade do ar, o clima e embelezando a cidade. A expectativa é captar pelo menos cem mil sementes durante o ano. “Esta coleta de sementes faz parte do planejamento do “Planta Natal” para dar condições de retroalimentar o Horto sem nenhum custo. Esta ação de coleta é determinante para o sucesso do projeto em 2022. Estamos trabalhando para ter uma cidade agradável, bonita e boa de se viver e para que o turista se encante com nossas belezas”, declara o prefeito Álvaro Dias.

“Esta ação contribui para realizarmos um trabalho efetivo na cidade, de forma cíclica, visando a preservação e a recuperação da vegetação. A sequência não muda: flor, fruto e semente. A ação das sementes vai abastecer o Horto com a reposição de mudas para suprir a demanda de saída”, afirma o agrônomo e responsável técnico do Planta Natal e do Horto Municipal, Saulo Frederico, acrescentando que em breve teremos uma ação de adubação nas árvores floríferas.

“Percebemos a necessidade de adubar as árvores floríferas dos canteiros como, por exemplo, os ipês. Estamos com um projeto piloto para adubar com compostagem, adubo orgânico e adubo químico NPK, composto por nitrogênio, fósforo e potássio, onde o fósforo será o nutriente principal responsável pela floração. Assim, as plantas estarão floridas por mais tempo e mais bonitas em 2022. Iniciaremos no canteiro central da BR 101, nas proximidades do Mirassol, e seguiremos por toda a Eng. Roberto Freire”, afirma.

O maior problema enfrentado hoje é constatar o interesse das pessoas em remover as árvores dos espaços públicos, principalmente as plantas ornamentais. “É bom lembrar a importância de cada um fazer a sua parte e lembrar que espaços como canteiros e praças são valiosos para a cidade, tanto na questão ambiental como para as pessoas frequentarem, trazendo qualidade de vida para todos. Convido a população a cuidar das plantas ao invés de arrancá-las, de ajudar a preservar e mantê-las vivas e saudáveis, de multiplicar essas ações realizadas pela Prefeitura e acolher os eventos e ações levando voluntários para ajudar. Essa consciência ambiental é fundamental para o sucesso do projeto e animador para quem está engajado nestas ações”, informa a secretária executiva, Danielle Mafra.

O projeto é realizado pelas equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Comunicação Social (Secom), Urbana, coordenado pela Secretaria Executiva e tem o apoio de toda a população. As secretarias envolvidas recomendam que a população plante em suas residências sementes e caroços de frutas contribuindo para o plantio de mudas que acontece todas as terças e quintas-feiras. As árvores frutíferas estão sendo plantadas nas escolas municipais.

Plantio

O plantio das sementes é feito de forma manual. A germinação está sendo feita no berçário do Horto Municipal, com as sementes colocadas no próprio solo ou em sementeiras. Após germinar, as plântulas (nome dado ao processo antes de se tornar mudas) são transplantadas para o saquinho. Ao se tornarem mudas, quando atingem em torno de 1,20m de altura, recebem os cuidados necessários para evitar doenças, pragas e em seguida são plantadas por toda a cidade. É um processo lento que demora mais de um ano.

Ao todo, 14 funcionários estão envolvidos neste processo que vai desde coordenar o plantio, evitar o ataque de pragas e tratar quando adoecem, promover capacitação dos funcionários, acompanhar o desenvolvimento das mudas, orientar a quebra da dormência das sementes e o manejo adequado das sementes que só podem ser retiradas das árvores após a maturação, sempre visando as condições ideais de coleta e o bem-estar das mudas para um desenvolvimento saudável.

O Horto Municipal do Natal está localizado na rua Cantagalo, 2497, bairro Potengi, Zona Norte da Capital.

Veja mais fotos do Planta Natal clicando aqui