O Procon Natal participou de uma operação que retirou do comércio de Natal aproximadamente 3,8 mil kg de fios elétricos e cerca de 1,2 mil rolos de cabos elétricos fora de especificações e sem registro do produto válido no Inmetro. A ação foi parte de um treinamento para coibir o mercado ilegal da venda dos produtos como cobre,oriundos dos cabos da rede elétrica pública e fios das telecomunicações. Esse comércio já representa 30% dos produtos comercializados no Brasil e demanda prejuízos para empresas e cofres públicos, além do transtorno para a população. 

A equipe de fiscalização municipal do Instituto Municipal de Defesa do Consumidor participou do treinamento sob a orientação do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo – Sindicel. O treinamento foi realizado entre os dias 3 e 5 de novembro e participaram também demais órgãos administrativos de fiscalização e perícia, o Instituto de Peso e Medidas do Rio Grande do Norte o – Ipem/RN, e o Instituto Técnico científico de perícia – Itep/RN. 

Após a capacitação, os servidores e participantes saíram a campo para fiscalizar e orientar os estabelecimentos comerciais de venda de cabos elétricos no comércio da capital. Foram fiscalizados um total de 15 estabelecimentos no comércio e desse total, em cinco delas houve interdição do material exposto para venda ao consumidor, como também de seus estoques. As visitas passaram pelos comércios do Alecrim na avenida Interventor Câmara, no Bairro Nordeste na rua Araraí, em Igapó na avenida Tomaz Landim, e também na grande Natal, em São Gonçalo do Amarante na avenida Tomaz Landim, em Parnamirim na avenida Piloto Pereira Tim no bairro de Monte Castelo e no bairro de Nova Parnamirim, na avenida Maria Lacerda Montenegro.