Mais de 3.100 novas mudas de árvores nativas foram produzidas apenas nestes primeiros dias de novembro no Horto Municipal de Natal. A produção é direcionada para abastecer o Projeto “Planta Natal”, realizado pela Prefeitura, com o intuito de arborizar a cidade, seja nos canteiros centrais das avenidas, praças e jardins públicos. A ação conta com a participação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e tem o apoio da população.

Durante a última semana houve o plantio de 500 Ipês Amarelos, 300 Ipês roxos, 200 Ipês rosas, 200 craibeiras, 900 mungubeiras, 200 jambos, 300 tamarindos, 200 flamboyant, 150 angicos e 160 moringas. A coleta das sementes é feita pelas ruas de Natal, de acordo com a floração de cada espécie e contribui para realizar um trabalho efetivo na cidade, de forma cíclica e sem nenhum custo, visando a preservação e a recuperação da vegetação. A expectativa é captar pelo menos 100 mil sementes durante o ano.

Segundo o engenheiro agrônomo do Departamento de Paisagismo da Semsur, Saulo Frederico Rosa Bezerra, esta ação tem o objetivo de retroalimentar o Horto, aproveitando o período de estiagem para preparar a terra que receberá, em 2022, o plantio dessas e de outras espécies para arborização de plantas nativas e complementação paisagística de praças, canteiros e jardins públicos do município.

O “Planta Natal” consiste no plantio de mudas de diversas espécies espalhadas pela cidade com a boa expectativa de que as mudas se tornem árvores no futuro, aumentando o grau de arborização do município, melhorando a qualidade do ar, o clima e embelezando a cidade. “Temos dois projetos que estão sendo muito bem aceitos pela comunidade: O “Planta Natal” e o “Natal mais Verde”. Ambos contam com a parceria da comunidade que participa direta e indiretamente da responsabilidade de manter as praças, jardins e canteiros bem conservados, deixando, assim, nossa cidade sempre bonita. Estamos trabalhando para ter uma cidade agradável e para que o turista se encante com nossas belezas”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

O Horto Municipal fica localizado na rua Cantagalo, 2497, bairro Potengi, na Zona Norte da capital. O plantio das sementes é realizado de forma manual. A germinação é feita no berçário do Horto, com as sementes colocadas no próprio solo ou em sementeiras. Após germinar, as plântulas (nome dado ao processo antes de se tornar mudas) são transplantadas para o saquinho. Ao se tornarem mudas, quando atingem em torno de 1,20m de altura, recebem os cuidados necessários para evitar doenças, pragas e, em seguida, são plantadas por toda a cidade. É um processo lento que demora mais de um ano.