O acendimento da Árvore de Mirassol, previsto para o próximo 19 de novembro, vai transformar a praça localizada no bairro natalense numa grande quermesse a céu aberto. Atrações musicais, gastronomia, área de lazer infantil, casinha do Papai Noel para fotos e artesanato darão o tom maior ao evento. As Secretarias Municipais de Cultura, Turismo e de Trabalho e Assistência Social se uniram para proporcionar uma bela festa aos natalenses e turistas que visitarão a Árvore e o Espaço Cultural Marilene Dantas até o dia 6 de janeiro de 2022. O projeto integra a vasta programação do Natal em Natal. 

Após o acendimento da Árvore, a programação no dia 19 aponta os shows de Rodolfo Amaral e Luizinho Nobre. Nas oito semanas seguintes, diversas atrações musicais passarão pelo palco de shows erguido na Praça. Dentre elas, Forró na Manha, Zé Caxangá, Dodora Cardoso, Fernando Luiz, Nara Costa, Jamilly e Caixinha de Música, Yrahn Barreto, Gustavo Cocentino, Dias Blue, Rosa de Pedra e mais dezenas de atrações.

“Esse é um momento muito emblemático. Depois de tantas incertezas, angústias e agruras, o segmento cultural renasce forte e pujante com o início do Natal em Natal. Os tempos dolorosos já são parte do passado. Vamos agora com todos os cuidados e seguindo os protocolos devolver aos natalenses a oportunidade de vivenciar e celebrar uma nova era. O recomeço dos grandes eventos culturais em nossa cidade é motivo de muita alegria e satisfação. Preparamos uma programação bem eclética e de qualidade, valorizando o que a cultura de Natal tem de melhor”, destacou o prefeito. 

A partir do dia 11 de dezembro, e até o dia 19, a programação contará com a participação da Escola de Dança Roosevelt Pimenta, sediada na Secretaria Municipal de Cultura/Funcarte. No dia 23, às 19h, haverá o Cortejo de Natal do Renascimento, saindo das imediações do campus da UFRN, e seguindo até a Árvore. Ainda no dia 23, estreia o espetáculo natalino “Um Presente de Natal”, sob a direção da coreógrafa Diana Fontes. O recital ficará em cartaz até o dia 25, data de fundação da Cidade do Natal. Nesse dia, haverá a apresentação do Padre Caio Sanfoneiro.  

As atrações no palco de shows encerrarão no dia 6 de janeiro, Dia de Santos Reis, com as performances de Fortunato e Os Jovens de Ontem, às 19h, e Talita Yohana, Joseph Little Drop e JxLxD, às 21h. 

Natal Original
Neste ano, o Natal em Natal terá o reforço da loja de artesanato Natal Original, após hiato de um ano por causa da pandemia da Covid-19. A loja que fica no entorno da Árvore de Mirassol impulsiona o artesanato potiguar com foco na busca de melhoria integral do segmento e aquecimento do turismo mediante exposições de arte e cultura. 

Com a revitalização, a Prefeitura prioriza o artesanato local e ajuda a desenvolver a comercialização de produtos artesanais, rico em cultura e histórias do povo potiguar, agregando valor e estabelecendo oportunidades e desenvolvimento da economia solidária, criando e elevando os patamares de qualidade visual, cultural e mercadológica dos produtos, não apenas para os turistas, mas para os moradores de Natal. No último 7 de novembro, a Prefeitura divulgou o resultado da seleção dos artesãos para participar do Projeto. 

A Prefeitura também firmou parceria com o projeto Lugares de Charme, idealizado pela designer social Cris Ribeiro, que visa o resgate da identidade cultural via artesanato local, como forma de conhecimento sobre sua essência e sua história. A parceria com a Prefeitura irá capacitar os artesãos selecionados em como melhor atender os clientes, conhecer mais ferramentas práticas sobre gestão financeira e auxiliar o cálculo dos preços dos produtos, além de como vender mais e utilizar os canais e plataformas digitais para aumentar o relacionamento com o cliente e as vendas online e presenciais.

Feira de Gastronomia e Arte 
O Espaço Cultural Marilene Dantas também receberá a Feira de Gastronomia e Arte de Mirassol durante o período do Natal em Natal. Catorze operadores gastronômicos e 10 Food Trucks foram credenciados pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), por meio de edital, para compor a programação da Feira e comercializar seus produtos alimentícios.  

Serão duas praças de alimentação localizadas na lateral da Loja Natal Original. A Prefeitura ficará responsável pela logística de estrutura da área comum, qual seja, o pavilhão da praça de alimentação, mais mesas, cadeiras e banheiros químicos. Além disso, haverá um palco para apresentações musicais. Nesta última quinta-feira (11), o chefe do Setor de Vigilância Sanitária da Covisa Municipal, José Antônio de Moura, proferiu a palestra “Boas práticas de manipulação em serviços de alimentação” para os 24 contemplados no edital, no auditório da Semad. 

O objetivo é dotar a cidade de feiras de gastronomia para comercialização de produtos alimentícios de qualidade e padrão competitivo no mercado, oportunizando o espaço da Árvore de Mirassol e seu entorno, de público consumidor e potencial turístico, a fim de valorizar a gastronomia local e os profissionais envolvidos, reforçando sua identidade cultural e criatividade. Com isso, o município quer estabelecer uma programação sistemática que resulte no aumento de público e fluxo turístico nas festividades de fim de ano. Todos os pratos oferecidos no evento terão o valor máximo de R$ 50,00. “Queremos movimentar a economia da cidade, oferecendo ao turista e ao natalense uma comida de qualidade e acessível, com opção de lazer e entretenimento, por meio de apresentações musicais com foco na valorização do artista potiguar”, destacou o prefeito Álvaro Dias.