A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) iniciou um trabalho informativo junto aos Centros Clínicos de Saúde de Natal com o intuito de explicar a necessidade de um atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica que são protegidas pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal do Natal PMP/GMN). A ação realizada pelo Núcleo de Pesquisas e Cidadania Feminina da Semdes (Nupfem) aconteceu nessa terça-feira (16) junto aos técnicos de saúde do Centro Clínico do Alecrim. 

 
A medida busca informar aos profissionais de saúde sobre as questões específicas vivenciadas pelas mulheres que vivem sob ameaça de morte, necessitando assim ter um atendimento mais seguro e rápido na área de saúde e evitando a exposição maior da vítima em ambiente público, o que geraria insegurança para essa mulher ameaçada. 

 
Os encontros também contam com a participação de guardas municipais lotados na Patrulha Maria da Penha e são repassadas todas as informações sobre o trabalho desenvolvido pelos guardas na proteção e preservação das vidas de mulheres vítimas de violência doméstica e sob ameaça de morte. 

 
A coordenadora do Nupfem, professora Udymar Pessoa, explicou que a atenção deve ser dada às mulheres que estão sob medida protetiva expedida pela Justiça e acompanhadas pelas guarnições da Patrulha Maria da Penha, que garantem a segurança dessas mulheres no deslocamento e na permanência em ambiente público.  

 
“Por vezes essas mulheres precisam de uma consulta médica e esse atendimento deve ser realizado com agilidade e segurança, já que elas não podem ficar expostas devido a necessidade de resguardar suas vidas”, comentou Udymar. 

 
O trabalho desenvolvido pela Semdes em prol da proteção das mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha deve seguir com o firmamento de outras parcerias com Centro Clínicos. Esse serviço colaborativo já contabiliza parcerias importantes com as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A ação de ampliação da rede de apoio às mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha vai acontecer em outras unidades de saúde da capital.