Um dos primeiros eventos a celebrar o recomeço das atividades culturais no município, integrado ao calendário do Natal em Natal, será o Natal Fest Gourmet. O festival gastronômico itinerante acontecerá na praça Ecológica de Ponta Negra, nos dias 25, 26 e 27 (quinta a sábado)  e conta com patrocínio da Prefeitura do Natal por meio do Programa Djalma Maranhão de Incentivos Fiscais, e com o apoio cultural das Secretarias de Cultura (Secult/Funcarte) e de Turismo. Para celebrar essa parceria de sucesso, o prefeito Álvaro Dias recebeu no seu gabinete, nesta manhã (18), a visita do produtor Habib Chalita e dos secretários Fernando Fernandes (Turismo), Dácio Galvão (Secult) e Irapoã Nóbrega (Semsur).

Durante a visita, o prefeito Álvaro Dias afirmou que esta parceria é histórica e aproveitou para fazer o convite à população para participar de mais esta edição do festival. “O Natal Fest Gourmet é um festival gastronômico e acontecerá numa área aberta de boa circulação, com excelente comida regional, música de qualidade, artistas locais e clima de confraternização. Convido toda a população para participar desse evento, que será seguro, seguindo todos os protocolos da Covid-19, e muito atrativo, como também de todos os demais eventos que estarão espalhados pela cidade durante o Natal em Natal”, comemora.

O festival gastronômico acontecerá na praça Ecológica de Ponta Negra, numa área ocupada por mil cadeiras, 10 atividades gastronômicas, palco para shows musicais e espaço infantil. Na quinta-feira será das 18h às 23h, na sexta até meia-noite e no sábado, até 1h da manhã. Todas as noites terão shows musicais.

O produtor Habib Chalita destaca a proposta itinerante do Natal Fest Gourmet como sendo um evento diferenciado, genuinamente potiguar e diz que para adquirir vouchers e informações sobre o cardápio é só acessar o www.natalfestgourmet.com. “O festival chega à Ponta Negra de forma pioneira, como o primeiro evento gastronômico de rua no bairro. É um evento aberto ao público, genuinamente natalense, que a partir dos eventos culturais do Natal em Natal se tornará, nestes três dias, a capital da gastronomia. Essa parceria com a prefeitura do Natal simboliza a parceria da cidade com a população chamando o turista. Queremos que o evento se solidifique e cresça junto com a variada gastronomia de Ponta Negra. Teremos totens de álcool gel distribuídos em vários setores de mesa e máscaras estarão disponíveis para quem esqueceu ou perdeu sua proteção”, comentou o produtor.

O secretário da Secult, Dácio Galvão, relata que o Natal Fest Gourmet é patrocinado pelo programa Djalma Maranhão de Incentivos Fiscais e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura para viabilização das atrações musicais. “Este evento movimenta a cultura, a gastronomia e o turismo da cidade e o diferencial é conciliar o conceito gastronômico local com a música de boa qualidade aqui produzida”, reitera.

Gastronomia

A parte gastronômica virá cheia de novidades. Está previsto a estreia de pratos dos restaurantes participantes Brás Bar e Restaurante, Levú Drinks, Paçoca de Pilão, Grand Vinho, Rao Burguer, Espeto do Magão, Banoffes Café e Massa Fina Restaurante.

Além da variedade servida na praça gastronômica, o festival aposta na experiência de costelão de fogo de chão no Festival “Costelasso”. O menu será servido apenas no sábado, quando um telão vai ser montado para o público poder acompanhar a final da Copa Libertadores, na partida entre Palmeiras e Flamengo. O festival do costelão no fogo de chão é uma parceria do Natal Fest Gourmet com o Serial Griller OFC (@serialgrillerofc), perfil gastronômico do publicitário, designer e cozinheiro Fernando Liberato. Fã e estudioso dos assados, Fernando vai servir costelas bovinas e suínas assadas lentamente em pé, enfileiradas sob a lenha na brasa. No festival “Costelasso” os pratos sairão em porções individuais: Costelas bovinas inteiras assadas por 8 horas sob o calor do fogo de chão e Pork Ribs Defumada, em parceria com André Rocha, que prepara as costelas suínas defumadas com lenha frutífera em um pit smoker, ao molho barbecue.

Na mesma ação, a Cervejaria Voiller fará uma brincadeira durante o jogo. Se houver gol do Flamengo, quem estiver com a camisa do time, ganha um chopp. O mesmo com o gol do Palmeiras, um chopp para o torcedor com o uniforme do verdão.

Palco potiguar

A parte musical também privilegia a música potiguar e variada. Vai ter forró, MPB, choro, bossa nova e frevos. Na quinta-feira começa com Deusa Nordestina do Forró, depois banda Choro do Elefante e Fuxico de Feira. Na sexta, tem Felipe Pereira e convidados Choro Bom e Nailson. No sábado é brega e forró com Canelinha, Zé Hilton Sanfoneiro e o cantor Eugênio Bezerra.