A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) inicia na próxima segunda-feira (22) um curso de formação continuada de qualificação de operadores de segurança pública para atuar na Patrulha Maria da Penha. A novidade desta nova formação é que além de agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN), guardas das cidades de São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Parnamirim, João Câmara, Vera Cruz e Extremoz também serão capacitados para atuarem em seus municípios de origem. 


O curso conta com uma carga horária de 40h, com disciplinas teórica e prática, iniciando na segunda-feira (22) e sendo concluído na sexta-feira (26). O núcleo de instrutores que vai ministrar as aulas é composto de profissionais que atuam no Ministério Público, Polícia Judiciária, Poder Judiciário, Pedagogia, Psicologia, Segurança Pública, Saúde Pública, movimentos sociais de defesa da mulher, entre outros. 


Serão ministradas disciplinas importantes para a formação dos operadores de segurança pública. Entre elas, o papel da advocacia na garantia dos direitos da mulher; o funcionamento das Delegacias da Mulher; o patrulhamento e seu monitoramento às mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha; a escuta especializada da criança e do adolescente vítima de violência doméstica; o judiciário e suas atribuições na aplicabilidade da Lei nº 11.340/2006; Sociologia da violência e o Observatório; Centro de Referência Elizabeth Nasser: O que é e como funciona; Casa Abrigo: Sua importância e seus equipamentos na proteção da mulher em risco de morte; e outras. 

 
A secretária da Semdes, Sheila Freitas, ressaltou a importância dessa nova capacitação pelo teor da descentralização na construção de patrulhas Maria da Penha que vão atuar em outras cidades do Rio Grande do Norte. “Vamos capacitar guardas de seis municípios do Estado. Isso fortalece a proteção e a defesa da mulher vítima de violência, pois teremos mais patrulhas para proteger e assegurar o direito à vida dessas mulheres vítimas de violência doméstica”, comemorou. 

 
De acordo com informações repassadas pela coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Cidadania Feminina da Semdes, professora Udymar Pessoa, a capacitação vai ocorrer em dois locais, sendo uma parte no auditório do Parque da Cidade do Natal e uma segunda na sede administrativa e operacional da GMN, na zona Norte da capital. “Toda a parte teórica será no Parque da Cidade, já a parte prática de defesa pessoal e técnicas de abordagem será na Guarda Municipal do Natal”, informou. 


No total, serão qualificados 40 operadores de segurança pública fornecendo ao agente a capacidade de atender as vítimas, zelando pela sua segurança física e emocional, como também na atividade técnica efetiva de execução de todo o processo de medidas protetivas.