A Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Desenvolvimento de Qualificação Profissional (DDQP), entregou nesta sexta-feira (19), o certificado de qualificação profissional a 69 alunos que participaram dos cursos de Design de Sobrancelhas, Maquiagem, Confecção de Vassoura Pet e Bordado Crivo. A solenidade de entrega contou com a presença do secretário Adjuto Dias e da diretora do DDQP, Renata Araujo.

Os cursos de qualificação ofertados pela Semtas buscam promover a inclusão social e a geração de renda das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As aulas tiveram início no dia 25 de outubro, em formato presencial e tiveram a duração de três semanas, totalizando uma carga horária de 60 horas.

“É muito importante investir na qualificação profissional, Desde a nossa retomada, em setembro, já ofertamos 615 vagas nos nossos cursos de qualificação profissional para pessoas que desejam ingressar no mundo do trabalho, por isso fico muito feliz em estar aqui hoje. E não iremos parar por aí, os cursos vão continuar acontecendo com o apoio da gestão do prefeito Álvaro Dias. Acreditamos que este é o caminho certo, dando oportunidade às pessoas com qualificação profissional de qualidade”, disse o titular da Semtas, Adjuto Dias.

Os cursos de formação aconteceram nos Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Centro de Cidadania LGBT, Clube de Mães Maria de Lourdes Guilherme e Associação Comunitária Marlindo Pompeu. Todas as capacitações foram ministradas pela equipe técnica do DDQP.

Segundo Renata Araújo, a intenção é resgatar a autonomia dessas pessoas que estão fora do mundo do trabalho e reforçar o compromisso da gestão com a população. “É um momento de muita emoção para todos nós. Essa formatura celebra a retomada de um importante trabalho focado na geração de renda e, sobretudo, no compromisso do poder público em proporcionar qualificação profissional e encaminhar as pessoas para o mundo do trabalho. Os alunos demonstraram determinação e comprometimento para construção de novas possibilidades”, afirmou.

Iara Galdino concluiu o curso de designer de sobrancelhas e maquiagem, promovido pelo Centro de Cidadania LGBT. “Pela primeira vez estou sentido que estamos saindo da invisibilidade, por isso, me sinto muito grata por essa oportunidade que o município tem dado a nós, pessoas lgbtqia+. Estamos construindo uma nova história por meio desses cursos, agora somos oficialmente pessoas qualificadas para o trabalho”.

Cursos de Qualificação Profissional

Os Cursos de Qualificação Profissional são parte do Programa de Qualificação Técnica, Tecnológica, Social, Profissional, Inicial e Continuada, administrado pela Semtas, através do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP). Atualmente, os cursos têm carga horária composta por até 160 horas/aula, nos turnos da manhã e da tarde.

A ação da prefeitura consiste em deixar o aluno preparado para o mundo do trabalho. O objetivo é utilizar uma metodologia inovadora de educação empreendedora. Durante as aulas, os instrutores procuram oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Nos próximos dias a Semtas segue realizando a entrega de certificados.