A Secretaria Municipal de Saúde de Natal junto ao Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS, está participando do Estudo POP Brasil 2. Essa avaliação ocorre em nível nacional, com o propósito de medir o impacto da vacinação contra HPV em adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 25 anos. Serão incluídos 14.350 participantes em todo o país, e até a divulgação do último boletim, o Município de Natal ocupa o 2° lugar entre as cidades participantes com um total de 181 amostras coletadas.

Na capital, foram escolhidas quatro unidades de saúde para participarem do projeto: UBS Parque dos Coqueiros, UBS Cidade Praia, UBS Aparecida e UBS Felipe Camarão II. As UBS são referenciadas para o estudo, que vem sendo desenvolvido desde julho de 2021. Com o intuito de continuar aumentando as coletas, as Unidades de Cidade Praia e Aparecida, respectivamente em 13 de outubro e 20 de novembro de 2021,  fizeram mutirões de coletas. A meta é atingir 319 amostras.

De acordo com a coordenadora municipal do Estudo POP Brasil 2 em Natal, Emily Miranda, o estudo irá fornecer informações para o planejamento de ações e direcionamento da vacinação contra o HPV no Brasil. “O HPV é um vírus que provoca doença infecciosa associada ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, especialmente de colo uterino e de orofaringe. A avaliação do impacto  da vacinação estabelecida no Brasil é imprescindível para a projeção da eliminação do câncer de colo uterino, proposta pela Organização Mundial de Saúde”, destacou.

A outra coordenadora municipal do Estudo POP Brasil 2 em Natal, Virgínia Medeiros faz um apelo aos jovens. “Convidamos aos jovens, na faixa etária de 16 a 25 anos, para contribuírem com a pesquisa, agendando sua consulta em umas dessas unidades de referência”.