A Biblioteca do Conhecimento Virgílio Urbano de Araújo, localizada no bairro das Rocas e administrada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Sistema S, realizou na tarde desta segunda-feira (29), a solenidade de entrega dos certificados do Curso de Espanhol para moradores no entorno da biblioteca. O curso foi oferecido em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Segundo a coordenadora da biblioteca, professora Jeana Magalhães Oliveira, o curso teve uma carga horária de 160 horas e uma duração de três meses. “O curso é para propor uma qualificação profissional e também para a vida. Moramos em uma cidade turística, e principalmente aqui nas proximidades da Praia do Forte e Praia do Meio, recebemos muitos turistas no comércio e na orla. É muito importante que os moradores da comunidade tenham o domínio de outra língua”.

“O curso busca a inserção no mercado de trabalho para estes jovens. Oferecer cursos nas proximidades para eles facilita a participação dos moradores, diminui a evasão e abre espaço para o mercado de trabalho. O curso de espanhol vai fazer o diferencial nos currículos destes profissionais”, destaca a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional da Semtas, Renata Araújo. A Secretaria Municipal de Educação de Natal foi representada pela assessora pedagógica Tatiana Barbosa Galvão.

Estudante da Escola Municipal Santos Reis, Beatriz Alves Henrique da Cruz participou do curso e destacou o aprendizado. “A importância de receber este certificado é que teremos mais oportunidades daqui para frente. Iremos acrescentar no nosso currículo e isso é muito bom”. Beatriz Cruz tem 15 anos e estuda o 9º ano do Ensino Fundamental.

Quem também comemorou a conclusão do curso foi Gabriel de Souza Ferreira, que estuda na Escola Municipal Santos Reis. “Eu terei esse certificado no meu currículo e na vida. Isso é muito importante para conseguir um emprego lá na frente. Estou bastante feliz por essa conquista”. Gabriel Ferreira tem 15 anos e é aluno do 9º ano do Ensino Fundamental.

“A importância desse curso para os meninos aqui das Rocas é totalmente profissional. Hoje em dia o mercado de trabalho está muito exigente. Aprender uma segunda língua é muito importante para um trabalho”, falou Alberiza Sales Bezerra da Costa, professora de Língua Espanhola.