Com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o prefeito Álvaro Dias entregou na manhã de sábado (4) uma etapa da obra de pavimentação e drenagem dos bairros de Lagoa Azul e Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte da capital. Na ocasião, também foram entregues 180 novos Títulos de Regularização Fundiária dentro do Programa Papel Passado, que formaliza a posse legal do imóvel para os cidadãos que tinham contratos de compra informais.

O ato aconteceu na rua do Pastoril, em frente a nova lagoa de Captação que está sendo construída no Loteamento Câmara Cascudo lote II, uma das seis lagoas executadas por meio do convênio entre Prefeitura e Caixa Econômica Federal. Com investimentos de aproximadamente 21 milhões de reais, os serviços contemplam drenagem, pavimentação, abastecimento de águas e ligações intradomiciliares.

O prefeito Álvaro Dias lembrou que este conjunto de obras de infraestrutura estão mudando a face da zona Norte. "São obras monumentais para a região. Ontem entregamos o Centro de Cidadania e Iniciação ao Esporte George Moura, um equipamento de extrema importância porque vai beneficiar centenas de jovens”, lembrou. O Chefe do Executivo também listou as mais de 300 ruas que estão em andamento e as lagoas de captação, todas na zona Norte. “São obras como esta esta lagoa aqui do loteamento Câmara Cascudo, que a gente vê mas não consegue medir o impacto que irá causar na qualidade de vida. Quantas ruas deixarão de ficar alagadas durante o período de inverno por causa da construção dessa lagoa. É um problema recorrente e antigo que vai ser minimizado”, completou.

O titular do Ministério do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que sua presença confirma o pedido do prefeito Álvaro Dias para “ampliarmos uma segunda etapa dessa obra importante que vai revolucionar a zona Norte''. Além das obras hídricas de impacto, Rogério Marinho lembrou que os 180 títulos de regularização fundiária são apenas um fragmento de outros 16 mil títulos que serão totalizados com a ampliação do Programa Papel Passado. “Esse documento tão importante para as pessoas que estão agora recebendo na ponta, é o resultado do trabalho desenvolvido pela Prefeitura e os funcionários do município, que nos últimos anos se debruçaram sobre esse tema para que este dia chegasse. É um trabalho de muitas mãos, com participação dessas lideranças comunitárias que estão há 30 anos na luta, Tem gente aqui que era da ala moça e hoje está com cabelos brancos”, brincou o ministro.

MARUIM

Rogério Marinho adiantou ainda que o Governo Federal vai doar a área do Maruim, na zona Leste, e retomar o convênio para que a Prefeitura possa construir o mercado de beneficiamento do Camarão. “A obra do Maruim é importante por ser a região das Rocas uma comunidade de grande potencial pesqueiro, e a comunidade que irá utilizar o espaço para o descasque do camarão incrementando e gerando emprego e renda”.