Neste último fim de semana, equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo atenderam denúncias de poluição sonora na zona Sul da capital. As vistorias ocorreram na sexta (3), sábado (4) e domingo (5), mas no último dia não houve ocorrências. O caso mais grave levou à interdição parcial de um bar em Ponta Negra, após reiteradas denúncias de produção de ruídos acima do permitido. 

Segundo relatos de moradores da região, esse bar frequentemente funciona com música ao vivo em níveis altíssimos impossibilitando eles dormirem e desfrutarem do descanso em casa. As denúncias relataram ainda a emissão de fumaça e grande disposição de lixo  em via pública fora dos dias de coleta, gerando transtornos com o mau cheiro. 

"O estabelecimento já possuía um alvará provisório, mas não estava cumprindo as ordens de condicionamento de som, então foi realizada a interdição parcial", afirma o supervisor de fiscalização de poluição atmosférica e sonora, Felipe Oliveira. 

Outra ocorrência que merece destaque também aconteceu na sexta (3), quando uma equipe de fiscalização se dirigiu ao cruzamento da Av. Antônio Basílio com a Av. Rui Barbosa, a fim de identificar a existência de ligações clandestinas para o sistema público de águas pluviais. 

“Foi identificada a existência de escoamento de águas de lavagens para o sistema de drenagem de condomínios vizinhos. Foram emitidas intimações a esses estabelecimentos para que sejam feitas as devidas adequações nas tubulações, de modo que as águas servidas sejam direcionadas para a rede pública coletora de esgotos", emenda Oliveira. 

Já no sábado (4), mais um bar em Ponta Negra foi vistoriado desta vez para verificar o cumprimento da interdição parcial. "Os fiscais constataram o funcionamento do estabelecimento, mas sem uso de música ao vivo, o que caracteriza o cumprimento da interdição", conta Oliveira. E ainda, mais dois bares em Neópolis, zona Sul também foram fiscalizados mas “nenhum estava fazendo uso de música ao vivo no momento da fiscalização, portanto, foi realizado apenas o registro fotográfico dos locais”, emenda. 

Também em outro bar previamente fiscalizado, em Candelária, os fiscais constataram o cumprimento das ordens por meio de relatos de moradores próximos, que perceberam melhoria após as adequações no estabelecimento e que atualmente não sentem mais incômodos. Contudo, o monitoramento do bar será mantido para que as normas sejam cumpridas.

Denúncias podem ser feitas pela população no canal 24h do Ciosp, no número 190 nos fins de semana e feriados. Já de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, pelo telefone da Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 ou e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.