A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vai promover, por intermédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), um Treinamento de Protocolo de Manejo de Risco Iminente de Suicídio direcionado aos guardas municipais de Natal que atuam na supervisão, coordenações operacionais de grupamentos e gestão de projetos sociais de segurança preventiva. O principal objetivo do treinamento é capacitar o agente para entender e empregar em situações de crise o processo de atendimento e acolhimento à pessoa com comportamento suicida.

A qualificação está inserida na Câmara Técnica de Articulação Intersetorial de Prevenção ao Suicídio, que é desenvolvida pela GGI-M através de sua equipe técnica composta por guardas municipais de Natal. A ação já alcançou aproximadamente 700 agentes públicos de várias instituições compreendidas nas esferas municipal e estadual.

No treinamento, os guardas municipais vão receber informações relevantes que podem resgatar e salvar vidas de pessoas que estão passando por processo depressivo e buscam finalizar com a própria vida. Temas relevantes como a relação entre o comportamento suicida e os transtornos psiquiátricos; a tipificação criminal: induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio ou à automutilação; Acolhimento; além do fluxo na rede de assistência serão apresentados durante o curso.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, alertou para a importância de se ter profissionais de segurança pública com capacidade técnica para atuar em situações de suicídio iminente, já que os números estatísticos apontam para o aumento dessa tipo de problema de saúde pública, principalmente entre jovens.

“Informações da Organização Mundial de Saúde já mostram que no Brasil o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 18 e 29 anos. Isso é um problema de saúde pública que deve ter o engajamento das instituições e a área da segurança não poderia ficar de fora na prevenção e no combate a esse mal”, comentou a secretária.

O fluxograma de atendimento e acolhimento à pessoa com comportamento suicida em Natal foi elaborado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Segurança Pública (Semdes), Assistência Social (Semtas) e a UFRN.