A Guarda Municipal do Natal (GMN) formou uma nova turma de crianças que receberam os certificados expedidos pelo Programa Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) em solenidade realizada na Escola Municipal Emília Ramos, situada no bairro Cidade Nova, zona Oeste da capital. Na oportunidade, 28 crianças entre 8 e 12 anos foram formadas pelo corpo de instrutores da GMN que atuam no Amana.

A agente mirim Fernanda Montenegro, 12 anos, foi a oradora da turma e num momento de muita emoção relatou aos presentes as suas experiências, aprendizados e lembranças que leva consigo do tempo que passou dentro do Amana. “Estou muito feliz por participar do Amana e quero dizer que aprendi muito sobre o meio ambiente, como é importante preservar os recursos naturais e respeitar o próximo para que possamos viver em harmonia”, declarou a agente mirim.

Outro depoimento que trouxe à tona a importância do Programa nas vidas das crianças e de suas famílias foi o da mãe do agente mirim, José Wesley Targino, de 12 anos. A Senhora Maricélia da Silva, falou emocionada da relevância do Amana na vida dela e do filho. “Agradeço aos coordenadores, e digo que por meio desse programa o meu filho aprendeu muitas coisas. Essa é uma ação de conscientização e desenvolvimento saudável das crianças. São ensinamentos importantes que eles levarão consigo em suas vidas”, afirmou.

Já a gestora da Escola Municipal Emília Ramos, Maria Aparecida Freire, falou da sua visão como educadora apontando o Amana como uma ferramenta de reforço imprescindível na orientação às crianças durante a infância. “A escola estará sempre aberta para receber o Amana, que já faz parte do dia a dia dos alunos dessa escola, sendo uma satisfação imensa participar de um programa com essa qualidade”, comentou.

A entrega dos certificados foi acompanhada pela equipe técnica de guardas municipais coordenadores do Amana, pela representação do Lions Clube Natal Norte (parceira do Programa), Iosete Gurgel, pelo presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do RN (Sindguardas), Souza Júnior, pela diretora da escola Municipal Emília Ramos, Aparecida Freire, além dos pais e responsáveis dos agentes mirins.

Amana

O projeto Agente Mirim Ambiental do Natal (Amana) é um projeto de segurança preventiva criado em novembro de 2013 e mantido pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). São oito anos de atuação desenvolvendo uma ação social com crianças na faixa etária de 8 a 12 anos. As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.