A Prefeitura de Natal recebeu nesta terça-feira (21) representantes dos profissionais da rede municipal de educação para uma nova rodada de negociações relacionadas à atualização salarial da categoria. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SinteRN), Fátima Cardoso, e professores da educação básica foram recebidos pelo secretário de Governo, Joham Xavier, representando o prefeito Álvaro Dias que cumpre agenda em Brasília. Também participaram da conversa a Secretária de Educação, Cristina Diniz Barreto, e a Secretária de Administração, Adamires França.

Na semana passada, a Prefeitura havia oferecido a proposta de reajuste de 6,42% para os servidores ativos e inativos, incluindo o pagamento parcelado do retroativo ao mês de Janeiro/2021, com a garantia de retomada das negociações em junho de 2022. A categoria reivindica o valor total de 12,84%.

A titular da SME Cristina Diniz disse que este é o percentual possível considerando não só a receita do ano 2021, mas sobretudo a expectativa de receita do ano 2022. “Apresentamos números reais e possibilidades reais. Não temos como comprometer o orçamento do município, seríamos imprudentes”, disse. A titular da Semad, Admires França, acrescentou que os valores apresentados representam o esforço para o município, mas existe um pensamento de se antecipar de junho para abril uma nova rodada para discutir o pleito, se os números favorecerem.