Quarenta anos depois de formalizada como praça Pureza Moura, uma antiga área verde do bairro de Lagoa Nova ganhou de fato sua estrutura de convivência e lazer com as obras de requalificação realizadas pela Prefeitura de Natal.  O equipamento público foi entregue aos moradores nesta quarta-feira (29) pelo prefeito Álvaro Dias e contou com a presença dos secretários e autoridades do legislativo municipal, além de antigos moradores da região.

Numa área de 2.808 metros quadrados foi realizada a recomposição completa da alameda e do paisagismo. Também foi construída uma quadra de areia para prática de vôlei de praia, beach tênis e futevôlei, academia ao ar livre e parquinho para crianças. A estrutura também conta com nova iluminação onde foram instalados 20 postes de luminária dupla de 60 Watts circundando toda a praça. Na parte central da praça foram colocados três postes de concreto, cada um com quatro pétalas de 200 Watts. As intervenções foram feitas por meio da Semsur com recursos do Município.

O prefeito Álvaro Dias disse que este é o momento de grande alegria pelo histórico do lugar, pois existia a promessa de estruturação da praça desde sua criação no começo da década de 1970. “É uma satisfação para um gestor entregar um equipamento como este. E ouvir as pessoas da comunidade se comprometendo em ajudar na manutenção da praça, para que se mantenha bem cuidada como agora está”, disse.

Filho da homenageada Pureza Moura, seu Aldio Moura, de 91 anos, é um dos primeiros moradores do entorno. Ele disse que realizou um sonho de ver a praça restaurada em vida. Foi lá de frente para sua casa  onde plantou mudas de Pau Brasil, que já estão grandes.  “Guardei o documento da nomeação da praça desde a época do prefeito Wallace Bezerra, pois como a promessa de construir a estrutura demorou várias décadas, andava sempre com o documento para provar”. Seu Moura lembrou que na época da fundação lhe disseram que praças deveriam ter nome de pessoas importantes. “Pois eu respondi, quer mais importante que minha mãe?”.

A requalificação do espaço contou com recursos Municipais complementados com uma emenda parlamentar do vereador Robson Carvalho. “A Prefeitura já entregou outras praças, a mais recente foi a Patrício Neves também em Lagoa Nova. Hoje os próprios moradores cuidam do lugar. Espero que aqui seja da mesma maneira, que os moradores mantenham essa praça, que é uma luta de 40 anos. Seu Moura sempre cuidou do lugar, agora é hora de dar continuidade” , disse o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega.