O prefeito Álvaro Dias visitou na manhã desta quarta-feira (05) as instalações do segundo Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais, no Ginásio Nélio Dias, segundo montado pela Prefeitura de Natal para atender à grande demanda de pacientes com sintomas de gripe. Nas primeiras horas, já se podia verificar grande procura por atendimento médico.

O Centro, que está atendendo principalmente pessoas da Zona Norte de Natal, conta com médicos, medicamentos e exames para fazer o diagnóstico preciso da doença. Além do acolhimento, da classificação de risco, da consulta médica, estão sendo realizados testes rápidos de covid, estabilização e encaminhamento, quando necessário, para outro ponto de atenção, como as Unidades de Pronto Atendimento, que estão recebendo os casos com sintomas mais graves.

Esta nova unidade, a primeira está funcionando no Cemure desde o último dia 29 de dezembro, está aberta ao público todos os dias da semana, das 9h às 17h. “Tendo em vista os milhares de casos das síndromes gripais que estão acometendo as pessoas da nossa cidade, lotando as UPAs e unidades de saúde, abrir este segundo Centro de Enfrentamento foi uma decisão acertada. Estamos disponibilizando mais esta estrutura para este número crescente de atendimento. Além de toda a estrutura montada, as pessoas ainda contam com a aplicação da vacina da Covid”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

Para receber atendimento, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência e cartão do SUS. Para Elisângela Costa, 39 anos, a abertura do Centro no Ginásio Nélio Dias foi providencial pela proximidade de casa e pela boa estrutura montada para atender as pessoas. “Estou com febre, dor no peito e muita tosse. Assim que soube da abertura deste Centro aqui no Nélio Dias eu corri. Aqui está ventilado, tem espaço para ficarmos afastados uns dos outros. Um atendimento melhor ou igual ao das UPAS. Estou aguardando para ser atendida ainda, mas entendo que hoje é o primeiro dia de funcionamento e com essa visita do prefeito aqui só vai melhorar”, reconheceu.

No caso de D. Maria Zélia, 72 anos, com diabetes e hipertensão, foi necessário encaminhá-la direto para a estabilização com suporte de oxigênio. “Agora eu sei que vou melhorar. Vim para o lugar certo. Meu filho me trouxe e fui logo atendida. Agradeço ao prefeito pelo que ele tem feito por nós”, afirmou.

No último dia 29, a Prefeitura abriu o 1º Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais no Cemure, zona Oeste da capital, que já atendeu cerca de 1.500 pacientes desde então.