A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, iniciou o ano valorizando o uso da faixa de pedestre nas vias localizadas nas praias urbanas, dentro da Operação Verão. É que neste período do ano, com as férias e a chegada de turistas, aumenta o número de pessoas nas praias urbanas e daí a importância de reforçar essa campanha permanentemente.

Durante a abordagem, os educadores destacam a prioridade do pedestre em relação aos carros, motos e bikes, além é claro de influenciar diretamente na redução de acidentes com pessoas nas vias públicas.

A intervenção possibilita ainda a exibição de encenações lúdicas, mensagens e narrativas que mostram a importância do respeito e o uso correto para realizar a travessia na faixa.

Para tanto, o pedestre é orientado a tomar algumas precauções quando for cruzar a via, levando em conta principalmente a sinalização de faixa, a passagem elevada, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos.

A STTU também orienta o pedestre sobre a indicação do sinal de intenção de travessia. O sinal é de fundamental importância para que os condutores dos veículos tenham a informação que o pedestre vai realizar a travessia na faixa.