A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, fecha janeiro investindo na valorização do uso da faixa de pedestre nas praias urbanas, dentro da Operação Verão. Durante as abordagens, os educadores destacam a prioridade do pedestre em relação aos carros, motos e bikes, além é claro de influenciar diretamente na redução de acidentes com pessoas nas vias públicas.

De acordo com o órgão, esse é um momento que aumenta muito o número de pessoas na orla. O veraneio sempre foi um período usado por nativos e visitantes para curtirem as férias e daí o foco da STTU em realizar as inserções nas regiões de enseadas.

A intervenção possibilita ainda a exibição de encenações lúdicas, mensagens e narrativas que mostram a importância do respeito e o uso correto para realizar a travessia na faixa. Para tanto, o pedestre é orientado a tomar algumas precauções quando for cruzar a via, levando em conta principalmente a sinalização de faixa, a passagem elevada, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos.

A STTU também orienta o pedestre sobre a indicação do sinal de intenção de travessia. O sinal é de fundamental importância para que os condutores dos veículos tenham a informação que o pedestre vai realizar a travessia na faixa.