Um dia de atividades físicas e de contemplação da natureza para 54 estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Malvina Cosme aconteceu nesta terça-feira (1º) no Parque das Dunas. A atividade foi coordenada pelo professor de Educação Física, Ronildo Paulo Pereira com o objetivo de ensinar sobre práticas corporais de aventuras, como o Parkour, atividade física que virou sensação na internet nos últimos anos.

“Vimos no Parque das Dunas a oportunidade de trazer para eles a questão da natureza, e integrar com os ambientes físicos que estão dentro do parque. Mostrar para eles uma iniciação por meio de outras atividades, como o Parkour, que é uma modalidade que está crescendo bastante, e é uma prática corporal de aventura”, destacou o professor Pereira. Além disso, o docente destaca sobre os benefícios da atividade física e práticas corporais para o desenvolvimento das crianças. “Ajuda eles a desenvolverem habilidades de coordenação motora, tomadas de decisão e trabalho em equipe”, disse.


Entusiasmados com a prática, os alunos aproveitaram a estrutura do parque, se divertindo e ao mesmo tempo exercendo os conceitos que estavam sendo ensinados. As dinâmicas foram fundamentadas em correr, subir em estruturas pequenas e entrar em contato com a natureza, caracterizando de fato como uma prática corporal de aventura, assunto que eles estão aprendendo na disciplina de Educação Física. A forma de se realizar atividades práticas em conjunto com conceitos teóricos, tem seu valor principalmente na fala dos alunos, como Cecília Filgueira do Nascimento, aluna do 2° ano que comentou sobre a tarde de atividades. “É uma tarde muito boa, gosto muito do Parque das Dunas. O que mais gostei das atividades foi a corda, pois com ela consigo praticar Parkour, que eu acho bem legal”. Cecília contou que já conhecia o Parkour do jogo de computador “Roblox”, que permite a criação de personagens e aventuras em mundo virtual.


Outro aluno que também comentou a atividade, foi Douglas Bruno Cortez do Nascimento Nunes, do 3° ano do Ensino Fundamental. “A visita está sendo legal. Estou aprendendo várias coisas sobre os esportes de escalada, o Parkour e muitas outras coisas. Eu faço Parkour na minha casa”, destacando as dinâmicas que já realizava em casa.


Para a gestora pedagógica da Escola M. Professora Malvina Cosme, Adriana da Silva Rocha, a atividade ao ar livre foi muito importante para os alunos. “Há dois anos que não participamos desses momentos, em decorrência da pandemia. Está sendo muito importante ter essa retomada de práticas coletivas. É fundamental que eles estejam nesse ambiente em contato com a natureza e ao ar livre, principalmente na disciplina de Educação Física. Vai ser uma aprendizagem bastante significativa”, comemora.