Na tarde da última quinta (10), uma equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) atendeu cinco ocorrências de água servida, provenientes de residências e comércios, lançados em via pública, nos bairros de Ponta Negra e Neópolis. A ação foi para atender uma solicitação do Ministério Público que solicitou uma vistoria no local para identificar a origem desses efluentes.

 

Segundo o supervisor de poluição de Água e Solo, Gustavo Szilagyi, neste primeiro momento foi realizado apenas o levantamento de campo com vistoria e identificação dos imóveis que estão promovendo esse tipo de atividade irregular. Após isso, os responsáveis pelos lançamentos de água servida serão notificados sobre a irregularidade. “Para isso, será dado um prazo para que eles resolvam o problema e passem a destinar os seus efluentes para o sistema público de esgotamento sanitário ou para o sistema de fossa séptica no próprio lote”, explica ele.

 

Lembrando que água servida é toda água proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, ou seja, aquela que resulta do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras. E seu descarte deve ser feito de maneira adequada. Essa água também danifica o asfalto que cobre as vias públicas, pois seus componentes químicos presentes nessas águas, causam estragos no material asfáltico, o que faz com que ele tenha a sua vida útil reduzida, explica Szilagyi. 

 

Esse tipo de atividade consta como infração ambiental e os responsáveis podem ser autuados com agravamento de multa. As multas para quem não cumprir as orientações começam em R$ 2.149,00 podendo chegar a R$ 8.265,38 reais.

 

Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, das 8 as 16h e podem ser feitas de forma anônima.