Os idosos do Centro de Convivência Ivone Alves estão sendo incentivados a aprender a arte da interpretação teatral como forma de incentivar a entrada e permanência nos palcos. Nesta segunda-feira (28), começaram as oficinas do projeto Ateliê Sênior de Criação Cênica mostrando aos idosos a vivência do teatro por meio de jogos teatrais que despertam a imaginação, a criatividade e a memória. A abertura das atividades contou com a participação especial do cantor, ator e músico Caio Padilha.

A Prefeitura do Natal, por intermédio da secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Funcarte, em parceria com a Bobox Produções, acredita que este período de aprendizado será um momento de troca e de resgate da autoestima. “Vamos desenvolver um laboratório para os nossos idosos com processo de aprendizagem, formação, criação e apresentação teatral e ao final das oficinas uma apresentação no Teatro Alberto Maranhão (TAM), um desejo relatado por eles. A subida no Palco do TAM será um momento de muita alegria, emoção, de encontro com amigos, familiares e profissionais. Eles serão verdadeiros artistas”, relata o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

As aulas estão sendo ministradas pela atriz e professora Camille Carvalho e o projeto tem a coordenação do ator e produtor Arlindo Bezerra. Além das duas aulas semanais, o projeto prevê a montagem de um espetáculo que será resultado de uma dinâmica de criação onde os alunos artistas tenham plena liberdade para escolherem o tema e o texto a ser apresentado.

Para Camille Carvalho, atriz e professora de teatro, a proposta do Atelier Sênior de Criação Cênica foi levar o teatro para um grupo de idosos do Centro de Convivência Ivone Alves que já faz teatro. “Este projeto envolve oficinas de teatro, aulas coletivas com artistas de teatro e se encerra com um espetáculo, com uma aula teatral a partir dos interesses dos idosos, formação de público e ensaios abertos”, afirmou.

O Ateliê Sênior de Criação Cênica vai facilitar o processo de aprendizagem e formação do aluno sênior, guiando seu percurso com uma escuta sensível e atenta para um melhor aproveitamento da experiência, por meio de jogos lúdicos que despertem a imaginação e o desejo de elaborar um discurso cênico.

Outra ação prevista no projeto é a realização de aulas especiais, quando um artista ou profissional ligado diretamente ao fazer teatral é convidado a compartilhar a experiência da lida diária para incentivar e inspirar os alunos na jornada teatral.

“O objetivo desse projeto é oferecer uma formação técnica e profissional para os idosos do Centro de Convivência Ivone Alves. Eles terão uma vivência artística sobre as artes cênicas por um período de dez meses e isso vai reforçar o resgate da autoestima, das memórias, da valorização da pessoa. O projeto finaliza com a apresentação de um espetáculo no Teatro Alberto Maranhão que será um momento de compartilhamento e da relação do idoso de como ser artista de frente ao público que estará na plateia. Será uma troca, um encontro que vai trazer muita alegria”, finaliza o coordenador do projeto e produtor Arlindo Bezerra.