Março é um período de atenção especial à saúde da mulher. E para encerar a celebração desse mês, o projeto Bem-estar Social e Qualidade de Vida da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realizou uma roda de conversa com as servidoras da  sobre a prevenção do câncer de colo de útero, fazendo alusão também ao Março Lilás. A ação na manhã desta terça-feira (29) trouxe como convidada a ginecologista e obstetra, Adriane Coeli. 

A especialista convidada, Adriane Coeli, trabalhou por 30 anos no Hospital Santa Catarina como médica plantonista. Atualmente, atua como ginecologista na Unidade Básica de Saúde de Lagoa Seca e realça a importância da prevenção e do autocuidado feminino. 

“Como ginecologista, eu acredito na importância da paciente se cuidar, se prevenir. Fazer o exame ginecológico, fazer o exame preventivo, e não só isso, estar em dia com a mamografia também, tudo isso é uma forma de autocuidado. Estimular uma boa alimentação e prática de atividades físicas também é dever da ginecologista, porque nós somos o clínico geral da mulher. Precisamos olhar por dentro e por fora”, destaca.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRTO), o  câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. È causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). 

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. 

“O objetivo da reunião foi promover um momento de conversa e esclarecimento de dúvidas sobre esse tema tão importante e a importância de sua prevenção, além de valorizar as mulheres que trabalham na Secretaria, já que compomos cerca de 70% da Semurb”, conta a coordenadora do projeto Bem-estar Social e Qualidade de Vida, Juliana Vieira.