Um lugar digno para acomodação temporária na modalidade de atendimento 24h, para adultos vulneráveis que não tem um lar para onde ir. Assim é a nova Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua da prefeitura de Natal, inaugurada nesta terça-feira (29) pelo prefeito Álvaro Dias e pelo titular da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias. A abertura das atividades contou com a presença da promotora de Justiça e Cidadania, Danielle Veras, dos secretários, além da equipe técnica do centro e funcionários do município.

Com capacidade para acolher 50 pessoas, a estrutura foi transferida para duas residências localizadas na Rua Olinto Meira. No local, o usuário tem disponível material para o autocuidado, dormitório e quatro refeições diárias, além de lanche no final da noite. Atende homens e mulheres entre 18 e 59 anos, além de suas famílias, quando necessário. O espaço se soma ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) e Albergue Municipal, ampliando para três unidades com capacidade de acolhimento para 220 adultos.

O prefeito Álvaro Dias enfatizou a necessidade de ampliação dessa capacidade de acolhimento para fazer frente aos impactos socioeconômicos causados pela pandemia. “São ações que se complementam, como banco de alimentos e os centros de empreendedorismo”, disse o gestor. "Sabemos que no Brasil existem milhões de pessoas que perderam sua condição de moradia e não conseguem se alimentar condignamente ou não têm acesso a qualquer alimento. Essa realidade também se aplica a Natal. E oferecer um lugar digno para esta população é um dever do poder público”.

Adjuto Dias, secretário da Semtas, lembrou que este foi o primeiro desafio da pandemia. “As pessoas perderam seu lar e muitas vieram do interior do estado para viver nas ruas, percebemos de imediato o aumento de pessoas vulneráveis. Agora estamos duplicando a capacidade de atender as pessoas que estão morando na rua”, disse Adjuto Dias. Ele ressalta que o momento é avançar nesse acolhimento de forma integral. "O que está vindo para cá, incluindo toda a equipe, é a unidade que funcionava na av. Princesa Isabel. A unidade precisava de um espaço maior e com equipamentos adequados para atendermos as demandas. E o que vai para lá é o atendimento noturno. Então é realmente um avanço nesse trabalho social”, completou.

ESTRUTURA

O centro possui dormitórios feminino e masculino com beliches, refeitório, sala de estudos, camas hospitalares para condições especiais e banheiros com acessibilidade. Os usuários da unidade contam com equipe multidisciplinar, coordenação, assistente social, psicólogos, educadores sociais, orientadores, cuidadores,  que atuam para fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Além de assistentes administrativos e equipe de apoio formada por porteiros, vigias, auxiliar de serviços gerais, auxiliares de cozinha e cozinheiros. São realizados atendimentos psicossociais e acesso a outros serviços, como serviços de saúde, educação, cursos profissionalizantes e empregabilidade, benefícios eventuais, esporte, lazer e cultura dentre outros.

A principal porta de entrada para as unidades de acolhimento é Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) da cidade. Este é um serviço da Semtas que oferece orientação jurídica,  atendimento Psicossocial, garantia de direitos, no período de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e com direito a café da manhã, almoço e lanche.