A secretária adjunta de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento, Carolina Barbosa, representou a Prefeitura do Natal na 3ª edição do Smart City Expo Curitiba, evento realizado na capital do Paraná, nos dias 24 e 25 deste mês de março. O encontro é a edição brasileira da maior rede mundial de eventos relacionados ao tema, que tem como foco as Cidades Inteligentes, originada pelo mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, chancelado pela FIRA Barcelona.

A edição brasileira do Smart City Expo reuniu representantes de cerca de 40 países, mais de 60 palestrantes, 50 expositores, e mais de dez mil visitantes. Nos dois dias de evento, foram tratadas cinco temáticas: tecnologias inteligentes para cidades; inovação e negócios disruptivos; governança em uma sociedade inteligente; mobilidade inteligente para o futuro; e cidades sustentáveis.

De acordo com a Secretária de Planejamento, Joanna Guerra, a presença da Prefeitura do Natal foi extremamente importante nesse evento para conhecer experiências de outras cidades e soluções existentes no mercado. “A Tecnologia é uma das maiores formas de potencializar o desenvolvimento da nossa cidade, e estamos ampliando nossas visões mais adequadas com o nosso contexto para nos tornarmos uma Cidade Inteligente”, enfatizou a titular da Sempla.

Uma Cidade Inteligente é aquela que tem como objetivo a melhoria e otimização de serviços aos cidadãos com foco no uso do potencial de tecnologia e inovação, através de investimentos de capital humano, sociais e modernos de Tecnologia da Informação e de Comunicação (TIC).
“Eventos, como o de Curitiba, nos dão a oportunidade de dialogar com técnicos e estudiosos para agregarmos conhecimentos sobre esse tema tão atual, que é a utilização da tecnologia no cotidiano das cidades. Natal está inserida nesse contexto e já deu início às tratativas para a elaboração do seu Plano Municipal de Cidade Inteligente”, disse Carolina Barbosa.

Segundo a secretária adjunta de TI da Sempla, esse Plano Municipal vai relacionar ações e diretrizes para a implantação de uma Cidade Inteligente, e tem que estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Isso visa permitir que Natal se torne uma cidade ainda mais inovadora, proporcionando um crescimento econômico e de qualidade de vida.