Colaborar com a empregabilidade e incluir as pessoas com deficiência no mundo trabalho, é uma dos principais planos de ação da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que instituiu nesta quinta-feira (31), no Centro de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) o Núcleo de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência (PCD). 

O núcleo visa promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, além de oferecer cursos de qualificação profissional. Além de qualificação, a iniciativa possibilita mapeamento do perfil e habilidades funcionais, identificação de oportunidades de trabalho e compatibilização de vagas.

O secretário da Semtas, Adjuto Dias, ressaltou as ações que vêm sendo realizadas  pela gestão para a inclusão. “Essa é mais uma iniciativa da secretaria em prol de todos. Já temos um trabalho aqui no CMTE voltado para a qualificação profissional e encaminhamento para o mundo do trabalho, agora estamos ampliando, pois, entendemos que a qualificação, empregabilidade e a inclusão são fundamentais para o município”, reconhece “Desta forma, o Núcleo PCD visa contribuir com a superação de diversas barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência, com a preparação social e técnica para o trabalho, possibilitando maior qualificação e melhores oportunidades de remuneração, fortalecendo a autoestima e os vínculos sociais. Precisamos respeitar a diversidade humana”, declarou em seu discurso. 

O núcleo  também apoia os empregadores na busca ativa na captação de candidatos com deficiência, apoio na definição das vagas de trabalho, encaminhamento de candidatos, orientação para análise de funções, palestras de sensibilização e apoio  no processo de inclusão profissional, estimular a inclusão e integração entre todos os players do negócio (clientes, funcionários, fornecedores, líderes e comunidade).

Para o Conselheiro municipal dos direitos da Pessoa com Deficiência,  Eduardo Gomes, elogiou a iniciativa da prefeitura “é com muita alegria que participei dessa solenidade da abertura do núcleo especializado em empregabilidade, um núcleo onde as pessoas com deficiência vão ter como referência, onde encontrará profissionais adequados para fazer capacitação de vagas,  ofertando os cursos de qualificação, a sensibilização com as empresas, mas acima de tudo o acolhimento oferecido pela secretaria no trato de inclusão as pessoas com deficiência”, comentou

Segundo a secretária executiva do município, Danielle Mafra, o projeto representa a preocupação da gestão com a inclusão “Vamos sensibilizar os empresários na captação de vagas para as pessoas com deficiência. A ideia é sermos reconhecidos como referência na empregabilidade de pessoas com deficiência. Queremos que todos os PCDs nos procure para auxiliarmos nessa demanda na busca de empregos e permaneça no mercado de trabalho por sua eficiência”, informou. 

O núcleo está dividido em 4 ações:

No projeto, serão trabalhados quatro eixos para o seu desenvolvimento: captação e intermediação de vagas para Pessoas com Deficiência, qualificação profissional pelo Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), conscientização e sensibilização empresarial para inclusão e orientação social e orientação profissional. O Núcleo de Empregabilidade PCD é o primeiro espaço de oportunidades de emprego para Pessoas com Deficiência do município. 

Estiveram presentes na solenidade os secretários municipais Adjuto Dias (Semtas),  Johan Xavier (sec. de Gov.) Danielle Mafra ( sec. executiva), Jodía Melo (Sel), Fernando Fernandes (Setur)  Ana moura (diretora da Associação dos empresários do Alecrim -Aeba) e demais autoridades do município.