A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), está cadastrando crianças de zero a três anos ou até seis anos, se portadora de alguma deficiência, para auxiliar no desenvolvimento na Primeira Infância, bem como gestantes, para garantia de acesso às políticas e serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que inclui também saúde, cultura, educação e direitos humanos.

“O Programa Criança Feliz ajuda a garantir a proteção das crianças e suas famílias e contribui para a redução da ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais a que estejam ou possam estar expostas”, explica o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

A captação para o preenchimento das vagas será continuada, e os usuários devem ter NIS ou receberem Auxílio Brasil e/ou Benefício de Prestação Continuada. O Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Suas é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios para que as famílias com crianças possam oferecer aos filhos instrumentos para promover e estimular o desenvolvimento integral.

“É importante realizarmos essa busca ativa e cadastrar essas crianças, porque desde a Primeira Infância, a partir da gestação, buscamos realizar orientações sobre o estímulo ao desenvolvimento infantil. Estudos apontam que na Primeira Infância, ao sermos estimulados, conseguimos na vida adulta bons resultados até no mercado de trabalho, no desenvolvimento escolar e  até mesmo na sociabilidade,” afirma a coordenadora do Criança Feliz, Danielly Rodrigues.

Através dos telefones 3232.2460 e 3205.1000, os interessados podem fazer agendamento, de segunda a sexta,  das 9h às 16h, para o cadastramento.