Agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) estiveram na manhã desta quinta-feira (7), no bairro de Ponta Negra, na zona Sul, para realizar o tamponamento de ligações clandestinas de água servida e esgoto despejadas irregularmente em área militar do Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno. Ao todo foram tamponados seis imóveis flagrados cometendo a infração.

As ligações partiam de imóveis localizados na Rua Manoel do Congo, na Vila de Ponta Negra. Existiam tubulações de 40mm, 50mm e 75mm que lançavam água servida e esgoto in natura para a área militar. Além de tubulações maiores de 150mm, as quais os agentes não identificaram lançamento de resíduos nem efluentes, mas que seriam uma espécie de tubo de ventilação.

A denúncia do Comando da Aeronáutica  vinha sendo atendida desde dezembro de 2021, quando os fiscais da Semurb identificaram as ligações e promoveram a notificação dos moradores. 

"Enviamos equipes ao local para notificar os moradores e após os prazos processuais para resolução do problema tivemos alguns pedidos de dilação por parte de alguns para promover a remoção voluntária. Como não foram feitas voltamos nesta quinta para realizar os tamponamentos", explica o supervisor de fiscalização de água e solo da Semurb, Gustavo Szilagyi. 

O tamponamento consiste na vedação do cano que lança o efluente para a via pública ou área especifica. A ação foi acompanhada pelos militares que deram apoio operacional à equipe da Semurb.

Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria  pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima. Quem for pego realizando a infração pode ser autuado com multa grave, que pode chegar a R$ 2.364,86 reais.