Uma manhã diferente e em contato com animais vivenciaram as crianças do Nível II do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria Luiza Santos de Souza, nesta sexta-feira (08). A experiência com gatinhos tem como objetivo ensinar as crianças sobre a importância de tratar bem os animais, uma vez que, é sempre visto relatos de animais que sofrem maus tratos.  
 
 
Há cerca de um mês, uma gata sem dono deu à luz a cinco filhotes de gatinhos em uma área verde do CMEI Maria Luiza, desde então os funcionários têm cuidado da gata e dos filhotes, até serem doados. Recentemente, foi idealizada pela equipe pedagógica trabalhar questões que envolvam contato com esses animais para ensinar sobre a relevância de cuidar da natureza e o respeito que se deve ter com eles e seu habitat, assim, promovendo uma conscientização sobre não ferir os animais, mas sim cuidar deles.
 
 
A educadora infantil Maria Elizângela Souza, contou que a atividade surgiu de forma inusitada, no meio de uma situação no CMEI, onde uma criança trouxe no dia do brinquedo um gato de sua residência. A descoberta aconteceu no momento de acolhida da turma, momento esse onde as crianças retiram coisas da sua bolsa, como garrafas de água e os brinquedos. “Quando ele abriu a mochila, tinha um filhotinho de gato. Aí começamos a levantar algumas informações do gosto que eles tinham, o gosto pelos gatos. Nisso tivemos a ideia de implementar um projeto que foi de encontro com o surgimento dos gatos no CMEI”, comentou a educadora que leciona para 22 crianças.  
 
 
Maria Elizângela Souza também ressaltou sobre quais aspectos afetivos são trabalhados nessa experiência. “Tem a questão da afetividade, do respeito com os animais, de respeitar o seu habitat, do cuidado de não machucar, não ferir os animais. É uma experiência bem enriquecedora quando aproximamos os animais das crianças. Atualmente estamos trabalhando esse projeto apenas com as crianças do Nível II, mas já temos planos de socializar e levar esse contato para outras turmas. Estamos sempre procurando compartilhar essas experiências”, relata a orientadora.
 
 
Quem também se manifestou foi Rauan Guilherme da Silva, de três anos, que foi responsável por trazer o primeiro gato. “Gosto muito de gatos, eles são muito fofinhos. Tenho um em casa, e é muito divertido ter eles na escola também. Foi muito legal o contato com os animais da escola”, disse.
 
 
“Após o acontecimento na sala, onde uma das crianças trouxe dentro de sua bolsa um gatinho e despertou a curiosidade de todas as outras crianças, a professora Elisângela foi muito sensível em utilizar o tema como projeto de pesquisa, desenvolvendo atividades significativas que facilitam a aprendizagem da criança”, declarou a gestora pedagógica Hildegard Fonsêca. O CMEI Professora Maria Luiza Santos de Souza atende atualmente 285 crianças da Educação Infantil.