Com o propósito de dinamizar e proporcionar o compartilhamento de informações entre o Departamento de Ensino Fundamental (DEF) e as 72 escolas que oferecem a modalidade de Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino, foi produzido um site para que a comunicação possa ocorrer de maneira mais rápida e eficaz, entre a gestão do departamento, assessores, diretores e professores, além de divulgar as formações continuadas, projetos, ações e programas. O acesso é feito pelo endereço https://sites.google.com/edu.natal.rn.gov.br/def-smenatal.


A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, professora Noélia Barbosa, reforçou que o portal foi criado para dinamizar a comunicação do DEF com as unidades de ensino e dar celeridade nos processos pedagógicos. “Por meio do portal, os diretores têm acesso a informações sobre setores e suas atribuições, equipes, programas e projetos em desenvolvimento”, disse.


Segundo a chefe do Setor de Planejamento e Avaliação do Ensino Fundamental, Dianne Sena, o portal é direcionado para gestores, professores e coordenadores, e não para alunos e pais. O portal é dividido por setores e pelas ações de cada setor. “Nós temos seis setores, e dentro do site todos esses setores têm espaço para informar as ações realizadas”. Diane também foi uma das pessoas responsáveis pela produção do portal.


O site conta com abas direcionadas a cada setor, sendo eles, Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental (SAPEF), Setor de Cultura, Eventos e Desporto (SCED), Setor de Educação Especial (SEE), Setor de Educação de Jovens e Adultos (SEJA), Setor de Educação em Tempo Integral (SETI), e por fim o Setor de Planejamento e Avaliação do Ensino Fundamental (SPAEF). Em cada aba, tem as atribuições de cada setor, os projetos e as formações. Além das abas direcionadas aos setores, o portal também conta com a aba “assessoramento por escola”, onde o assessoramento é dividido por grupos de trabalho, e cada grupo conta com dois assessores que estão respectivamente identificados na página.


Para deixar a página ainda mais completa e eficiente, na aba “Mais” os professores terão acesso aos e-mails institucionais do departamento, os projetos, link para o canal do Youtube e os demais contatos necessários.