A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), tem intensificado as ações de combate à dengue, zika e chikungunya na capital. A SMS/Natal tem apostado em visitas domiciliares com maior frequência, ações educativas, coleta de lixo, utilização de fumacê (UBV portátil e pesada) e capacitações para digitação qualificada das notificações no município. Nesta segunda-feira (25), em parceria com a Urbana, haverá uma caminhada com recolhimento de pneus e orientação à população, às 08h, saindo da UPA Pajuçara.

Os agentes de endemias realizam diariamente um trabalho junto à população através das visitas domiciliares. Por meio desse trabalho são passadas instruções para que as pessoas possam ser multiplicadores desse combate em suas casas e vizinhança: tampando a caixa d'água, não deixando acumular água parada em objetos, descartando entulhos e material orgânico de forma correta e atentando-se aos vasos de plantas, por exemplo.

"Nós retomamos as visitas domiciliares e a gente já fazia esse trabalho de recolhimento de pneus, de forma programada, em borracharias e pontos cadastrados. Mas percebemos que o maior problema está no descarte incorreto, nas situações em que a população deixa esse material a céu aberto com possibilidade de virar um foco. Diante disso a Urbana nos disponibilizou mais dois caminhões para fazer essa rota semanalmente pelas ruas de toda a cidade", indica Vaneska Gadelha, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Enfrentamento

Também nesta terça (19) e quarta-feira (20) o Núcleo de Agravos Notificáveis (NAN) do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal (DVS) participou de um treinamento para o enfrentamento oportuno dos casos de arboviroses. O objetivo é aprimorar as notificações de dengue, zika e chikungunya, para que os casos entrem no sistema de forma mais eficiente e as ações de combate sejam intensificadas nas áreas com maior vulnerabilidade e número de casos registrados.