Com a formação continuada, o professor tem acesso ao que há de mais novo na área de atuação e em didática e metodologias de ensino, assim, agregando mais suporte e conteúdo para oferecer aos alunos. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação de Natal segue com o compromisso de proporcionar o processo permanente de formação continuada dos professores e educadores da Rede Municipal de Ensino.
  
Nesta quinta-feira (28), a formação aconteceu para os professores de matemática da Rede e contou com os conhecimentos do palestrante Alderi Cavalcante.  A Prefeitura do Natal adquiriu inicialmente 36 Laboratórios de Matemática, que serão utilizados em turmas dos anos iniciais e finais, atuando diretamente sobre os processos de letramento matemático por meio de metodologias focadas nas práticas, utilizando-se materiais específicos e objetivando melhorar as aprendizagens e os índices de desempenho.    
 
Na ocasião, o palestrante Alderi Cavalcante apresentou um material pedagógico de apoio para os professores do município, visando estratégias alternativas e auxílio de ensino. “Inicialmente, vamos tentar fazer com que esse universo da aprendizagem da matemática se dê de uma forma mais prazerosa pelos alunos, e que os professores tenham artifícios para que as aulas fiquem mais atrativas. Utilizando esses componentes vamos fazer com que os estudantes aumentem ainda mais o índice de aprendizagem em um conteúdo que geralmente apresenta dificuldade”, comentou Cavalcante.  
 
“O material de apoio pedagógico ao professor, o livro de como manusear o material e a característica de flexibilidade que o material possui, colabora para uma eficiência desses itens para melhorar a vida do professor em sala de aula”, avaliou o assessor pedagógico de matemática do Departamento de Ensino Fundamental da SME, Vitor Mata da Nóbrega.  
 
Segundo o professor Luís Cláudio Machado, que leciona na Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros, a formação é importante para inovar as práticas de ensino e reafirma o valor de se reinventar no campo da educação. “Participar de uma aula de matemática, onde se trabalha com material concreto para ensinar, é muito prazeroso. São técnicas novas, que eu não tinha visto ainda, e com certeza vão melhorar as práticas de ensino na sala de aula”, disse.