A Prefeitura do Natal participará do Encontro Nordestino de Arborização Urbana (8º ENAU) que será realizado no período de 01 a 04 de maio na cidade de Garanhuns (PE). A participação será através do Departamento de Paisagismo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O tema do encontro é “Desafios e perspectivas das árvores em ambientes urbanos”.

A arquiteta e urbanista Renata Larissa, diretora do Departamento de Paisagismo da  Semsur, será a palestrante de Natal e abordará o tema “Árvores Nativas na Cidade de Natal: Valorizando a cidade”. Além de cuidar do paisagismo de Natal, Renata Larissa é aluna do programa de pós-graduação (stricto sensu) em Ciências Florestais (UFRN/EAJ) e Representante da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana no RN. A programação completa do evento bem como a relação dos demais palestrantes está disponível no site www.enau2022.sbau.org.br. Para fazer inscrição basta acessar o endereço.

Na palestra, Renata Larissa abordará o surgimento da arborização urbana no Brasil e, especificamente das árvores nativas em Natal, na época da implantação do Plano Palumbo, quando os canteiros dos bairros de Tirol e Petrópolis receberam as primeiras mudas. Além disso, abordará ainda sobre o manejo arbóreo e cuidados com as árvores adultas e fará uma abordagem comparativa de custos entre as árvores exóticas e nativas, mostrando que os custos de manejo de uma árvore exótica como o Nim são oito vezes maiores do que de uma árvore nativa.

Por último, ela falará sobre o beneficiamento que está ocorrendo na arborização urbana das grandes avenidas de Natal, a partir da implantação do material de compostagem, fruto dos resíduos de podas da cidade. Ela apresentará resultados satisfatórios da utilização da compostagem como o enriquecimento do solo, a floração mais eficiente dos ipês, diminuição da sensação térmica, coroamento das mudas e o projeto Planta Natal - que é conduzido pela prefeitura e está sendo executado na cidade com plantas nativas.