Falar sobre o meio ambiente na educação infantil é essencial para a formação de indivíduos responsáveis e conscientes de seu papel na preservação do planeta. Neste contexto, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Stella Lopes da Silva, situado no bairro Lagoa Azul, zona Norte da capital, promoveu na manhã desta quinta-feira (05) uma ação de conscientização sobre a importância de não jogar lixo nos terrenos baldios e ruas, localizados nas proximidades do CMEI.

 

A gestora pedagógica Denise Medeiros Dantas reforçou que o trabalho de conscientização faz parte do projeto anual do CMEI, com o tema: “Folclore Letrado Stella Encantado”. “No projeto estamos trabalhando folclore e meio ambiente, onde desenvolvemos uma peça com os defensores da natureza, por meio de personagens do folclore, abordando a preservação e cuidado com o meio ambiente. Nossa ação de conscientização contou com a participação dos pais e da comunidade escolar”, frisou.

 

A educadora infantil do Nível IV, Merielma Helly da Cruz Martins Oliveira, explicou para as crianças a importância de ter consciência de que o lixo deve ser jogado no lixo. “Muitas vezes a população acaba esquecendo de exercer os cuidados necessários com a cidade. Falamos também sobre as atitudes dos carroceiros e de pessoas que insistem em jogar lixo no enterro ao lado da escola. Confeccionamos cartazes de preservação da natureza e realizamos ainda um trabalho de coleta seletiva”, pontuou a educadora.  


A mãe de Maria Júlia da Silva Galdino, Joysi Graciele Santos da Silva, afirmou que a ação do CMEI é bastante importante, pois o lixo fora do lixo prejudica o desenvolvimento das crianças por causa do mau cheiro, referindo-se ao terreno ao lado do CMEI.  “Essa atividade de conscientização é necessária para a população saber que fazer isso é errado”, refletiu a mãe. Maria Júlia tem quatro anos de idade e está matriculada no Nível IV do CMEI.

 


A mãe de Ana Sophia Carvalho Belo, Vanessa Patrícia Carvalho Gregório, também acompanhou as atividades do CMEI.  “Essa conscientização de hoje é para colhermos os frutos no futuro. É importante trabalhar a temática da educação ambiental desde criança, para que em um futuro próximo, ela não seja a mesma pessoa que coloca lixo na rua. O cuidado com o lixo evita doenças e proliferação de bichos”, finalizou a mãe. “Aprendi que não podemos jogar lixo na rua”, disse Ana Sophia, que tem cinco anos e cursa o Nível IV do CMEI Stella Lopes.