Os professores que lecionam a disciplina de Ciências na Rede Municipal de Ensino participaram durante toda esta quinta-feira (05), de uma formação com o propósito de instruir estes profissionais para utilizarem os novos equipamentos de laboratórios adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação. A formação aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves e foi coordenada pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF).

Neste primeiro momento foram distribuídos 32 kits, sendo 23 para escolas que oferecem os Anos Finais do Ensino Fundamental, e 09 em unidades com a oferta dos Anos Iniciais. O material é portátil e pode ser utilizado em qualquer sala de aula, tendo a tutela do professor de ciências de cada escola. Junto com o kit também são distribuídos cadernos de atividades para os alunos. O kit de laboratório é composto por lamparina álcool com capuchama, phmetro digital de bolso, tabela periódica, balança de braços iguais, terrário, aquário (mini ecossistema), anel de gravesand com cabo, mesa de forças, conjunto de réguas metal 0,5m, mufa dupla 90º alumínio, microscópio, esqueleto humano, mini torso humano, armário de aço com 2,0 m de altura, 90 cm de largura e 60cm de profundidade, rodinhas para facilitar o deslocamento e armazenagem, retirada e recolocação de equipamentos, garantindo segurança e praticidade no manuseio.

Segundo a assessora pedagógica e chefe do Setor de Ações e Projetos do DEF, Daniele Freire Lacerda, esse material facilitará a prática pedagógica dos professores em sala de aula. “Nesses kits têm materiais para trabalhar com ótica, também assuntos de física e química, como por exemplo, dinamômetro e microscópio.”

A professora Ana Catarina Nascimento, que leciona nas Escolas Municipais Professor Otto de Brito Guerra e Professor Veríssimo de Melo, destacou a importância do material para a prática pedagógica em sala de aula. “Com esse material a qualidade do ensino vai ser elevada, já que poderemos aumentar a diversidade das aulas planejadas. Pelo que já percebi de início, o material tem equipamentos para demonstrar as transformações físicas e químicas, uma parte de eletricidade, um boneco anatômico que dá para trabalhar a questão dos órgãos e dos sistemas de forma mais palpável.”

“O laboratório de Ciências na prática de ensino proporciona uma aprendizagem mais dinâmica e investigativa que estimula competências e habilidades cognitivas e motoras dos estudantes. Dessa forma, é fundamental o papel mediador do professor, a fim de orientar os alunos em suas obrigações, análises e conclusões”, destacou o professor responsável pela formação, Alderi Cavalcante.