A qualificação profissional é fundamental para conseguir se destacar no mercado de trabalho, altamente concorrido. As empresas estão em busca de pessoas que não só consigam desempenhar funções, mas que também somem a organização com habilidades, visões e estratégias. Tendo essas questões em mente, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) abre 270 vagas nos cursos de qualificação profissional, em 13 segmentos diferentes. Desse número, 205  vagas  são destinadas à demanda espontânea.

A oferta de cursos é parte da política municipal do trabalho, executada no Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP) da Semtas. Entre os cursos ofertados estão os de promotor de vendas, maquiagem, designer de sobrancelhas, auxiliar de cozinha, camareira, artesanato em biscuit, artesanato em E.V.A, recepcionista, corte de cabelo, espanhol, confecção de vassoura pet, amigurumi, salgados tradicionais e gourmet. As aulas terão início no dia 23 de maio e as inscrições devem ser feitas entre os dias 17  e 18 de maio, das 8h às 17h.

Para a secretária da Semtas,  Ana Valda Galvão, o momento é propício para investir em uma carreira. “Estamos muito envolvidos com a qualificação profissional, queremos capacitar cada vez mais natalenses para o mundo do trabalho. Nossa meta é formar mais pessoas e garantir novos cursos e turmas.  Estamos em um momento de buscar uma nova carreira e nos qualificar para ela. Sabemos da importância disso para o futuro desses jovens e adultos, dos desafios que terão de enfrentar daqui para frente e queremos ajudar”, afirma.

Inscrições

Para fazer a matrícula, os interessados devem ter idade mínima de 16 anos completos,  ter ensino fundamental I ou II incompletos e atender aos pré-requisitos específicos para cada curso. As inscrições serão feitas presencialmente no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo Unidade I –Alecrim (Av Presidente Bandeira, 765 – Alecrim) e Unidade II – Zona Norte (Rua Bariri, S/No –Gramoré – Lagoa Azul) a depender do curso escolhido. Importante destacar que o Curso de Recepcionista tem como pré requisito  Ensino Médio Incompleto.

Os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: RG, CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e comprovação de conhecimentos técnicos quando o curso exigir.

Juventude

A educação profissional é o caminho mais rápido para o jovem se inserir no primeiro emprego, por isso, a Semtas investe cada vez mais em cursos de qualificação profissional. O objetivo, conforme explicou a titular da Semtas,  Ana Valda Galvão, é capacitar os jovens, reforçando as potencialidades de cada um. “Não há dúvida que a expansão do ensino profissionalizante pode atrair ainda mais o público jovem, na busca pelo primeiro emprego,  com a qualificação ele se capacita  na busca pelo tão sonhado trabalho. Por isso, nosso olhar tem sido voltado também para a juventude”, comentou.

Ações voltadas para mulheres

A dependência financeira é um das causas que levam a mulher a permanecer em um ambiente de violência doméstica. Atento a esse cenário, a Semtas destinou 32 vagas dos cursos de qualificação profissional exclusivas para as mulheres vítimas de violência no município.

As mulheres serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) e após a conclusão do cursos essas mulheres serão direcionadas a postos de trabalho, por meio da política de intermediação de mão de obra executada pela Semtas.

Rede Socioassistencial

Das 270 vagas ofertadas, 48 serão exclusivas para a rede socioassistencial do município. As pessoas serão encaminhadas através dos Centros de Referência em Assistência Social - CRAS, Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

Para saber onde será ofertado cada curso, clique aqui.