Com o objetivo de dar visibilidade e incentivar a literacia familiar, o prefeito Álvaro Dias e a secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Ana Valda Galvão, recebem nesta quinta-feira, 19, a secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, Luciana Siqueira e o secretário de Alfabetização, do Ministério da Educação, Carlos Nadamim para entregar, de forma simbólica, na cidade de Natal, os kits de literacia familiar. A Prefeitura do Natal, que executa o Programa por meio da Semtas, foi escolhida para fazer parte da ação piloto do Criança Feliz e do Conta pra Mim que une ações de visitação e acompanhamento da Primeira Infância com o trabalho da literacia familiar.

A literacia familiar consiste em incorporar práticas de literacia no dia a dia das famílias. São práticas de leitura participativa que os pais ou responsáveis podem fazer para crianças antes delas iniciarem a alfabetização, a partir da primeira infância, podendo começar durante a gestação e se estender até o final da adolescência. A ideia também é contribuir para o fortalecimento de vínculos familiares.

O programa Criança Feliz executado pela Semtas foi reconhecido nacionalmente pelos resultados alcançados durante a pandemia da Covid-19. Por este motivo, Natal foi escolhida para fazer parte da ação piloto dos programas Criança Feliz, do Ministério da Cidadania, e do Conta pra Mim, do Ministério da Educação. Além disso, possui o maior número de usuários do Programa Criança Feliz no estado do RN sendo acompanhados pelos visitadores: 1.300 usuários. "Agradeço por Natal ter sido escolhida para executar o projeto piloto. É com satisfação que estamos entre as capitais selecionadas para desenvolver este trabalho. A literacia familiar é fundamental para a primeira infância, para a família e para a sociedade", afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

O programa está levando 1095 kits de literacia para famílias que tenham gestantes e crianças na faixa etária da primeira infância que estão sendo acompanhadas pelo Programa Criança Feliz de Natal e que sejam usuárias da Política de Assistência Social ou são beneficiárias dos Benefícios de Prestação Continuada.

A iniciativa leva pequenas publicações de histórias infantis para as visitas domiciliares a famílias em vulnerabilidade atendidas pelo Criança Feliz. Os kits, distribuídos por família e não por usuário, são compostos de 20 livros infantis, um jogo de percurso do Tito (urso mascote do programa) que estimula a família a fazer o acompanhamento da leitura diária e do folder informativo com orientações sobre a literacia familiar, onde fala sobre como utilizar o kit e a importância de fazer a socialização na família.

Formação
Os 40 visitadores do Criança Feliz passaram recentemente por um treinamento disponibilizado pelo Ministério da Cidadania para aplicar as novas dinâmicas com as famílias. "A formação dos visitadores foi mais um instrumento que vai auxiliar as famílias no processo de desenvolvimento infantil e sociabilidade familiar porque a literacia familiar estimula a interação dos pais com seus filhos, fortalecendo os vínculos familiares por meio de histórias infantis. A leitura acaba estimulando o desenvolvimento da fala, do ouvir, da leitura e da escrita. As visitas domiciliares do Programa Criança Feliz acontecem nos territórios dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dentre eles estão os bairros de Felipe Camarão, Mãe Luíza, Santos Reis, Lagoa Azul, por exemplo", reitera a coordenadora municipal do programa criança feliz, Danielly Rodrigues.

O evento terá como público-alvo profissionais da Semtas, famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica que possuem crianças na primeira infância. A ação faz parte das ações do programa Criança Feliz, pactuado entre a prefeitura do Natal e o Governo Federal desde 2019.