A Campanha Junho Violeta tem como propósito chamar a atenção da sociedade quanto ao respeito que se deve ter com as pessoas de idade acima de 60 anos, uma vez que no dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A fim de promover reflexões sobre a responsabilidade social relativa ao tema,  a Secretaria Municipal  do Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Natal, realizou uma palestra  nesta terça-feira (07), no Centro de Convivência Ivone Alves.

O objetivo da palestra realizada pelo vice-presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Davi Sales, foi esclarecer, acompanhar e disseminar informações de qualidade sobre o tema para que o idoso entenda e conheça seus direitos. A Semtas vem apoiando o Conselho Municipal da Pessoa Idosa  e qualificando, cada vez mais, os Centros de Referência da Assistência Social- Cras, Grupos de Convivência e demais serviços que atuam fortemente em prol do protagonismo e empoderamento dos 60+,com atividades que visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento, promovendo ações que buscam localizá-los, trabalhando numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e da garantia dos seus direitos contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

O Junho Violeta é um mês voltado à reflexão e alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006. A data alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos desse público. Situações de violência psicológica, de abandono e de abuso econômico podem ser denunciadas por meio do Disque 100 (Disque Direitos Humanos).

Pessoa Idosa

Nos Centros de Convivência para Pessoa Idosa Marly Sarney e Ivone Alves, coordenados pela Semtas, existem os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos que representam um espaço de convívio entre as pessoas da mesma faixa etária. Além de fortalecer a participação dos idosos em programas sociais, garantindo o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida, nesses espaços, os idosos convivem, trocam experiências e aprendem sobre seus direitos garantidos.

“Nossos grupos recebem informações a respeito de benefícios sociais, campanha de vacinação, orientações diversas, reflexões motivacionais, entre outras informações. O objetivo dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos é promover a socialização e a convivência comunitária, o envelhecimento ativo e saudável, bem como incentivar a autonomia, prevenir os riscos sociais e garantir os direitos e exercer a cidadania”,  afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.