A noite de abertura dos Festejos Juninos de Natal celebrou o compositor potiguar Elino Julião. A programação da Prefeitura de Natal teve início nesta quarta-feira (22), no estádio Arena das Dunas com o Festival de Música Faz Mais Elino, que levou ao palco 12 finalistas defendendo suas composições no ritmo de marchinhas juninas.

A chuva não afastou o público, que acompanhou atento as apresentações dos músicos e compositores. Antes do início do Festival, o músico Leão Neto subiu ao palco, com um repertório marcado pelas composições de Elino Julião, dando as boas vindas aos festejos, que seguem até domingo (26), em um amplo espaço, na área externa do Arena. O músico Ivando Monte também apresentou músicas do compositor seridoense.

Presente no evento, o secretário de Cultura, Dácio Galvão, comemorou a volta dos festejos em Natal. “A gente percebe que a população estava sedenta de se reencontrar e de celebrar os festejos juninos. A Prefeitura do Natal se faz presente, com apoio financeiro e estrutural, realizando festas nas quatro regiões administrativas da cidade, apoiando arraiás de ruas, quadrilhas e shows musicais, de forma celebrativa, com a identidade maior da cultura junina do nosso nordeste”, destacou o secretário.

A quarta edição do festival de marchinhas juninas premiou as três composições e o melhor intérprete de 2022. O público presente torceu e também dançou ao som das músicas dos compositores potiguares. Para o organizador do evento, Marcelo Veni, o concurso amplia e ajuda a construir um repertório autoral de músicas, além de estimular a participação de artistas na cidade.  “Eu acredito que é motivo de orgulho para a cidade poder abrir os festejos juninos, celebrando Elino Julião, que tem uma importância muito grande em todo o país, e trazendo para esse palco de abertura, o compositor potiguar, o intérprete, o instrumentista de forró de tradição”, disse o produtor cultural. “Nossa quarta edição está sendo patrocinada pela Prefeitura de Natal que merece todo o aplauso por mais um ano abrir esse espaço e viabilizar para que ele aconteça, oferecendo uma estrutura maravilhosa para celebrar os nossos artistas”, completou.

A programação contou ainda com a apresentação do cantor Rodolfo Amaral. O show de encerramento da primeira noite de festa foi com o Padre Caio Cavalcanti, mais conhecido como Padre Caio Sanfoneiro, que mesclou um repertório de músicas gospel, e claro, de muito forró. “Hoje o nosso coração sacerdotal se alegra, de tanta fé, de tanta devoção que é do povo. Somos vencedores por estarmos aqui mesmo com a pandemia que assolou o mundo. Eu sou potiguar, sou filho dessa terra, de Natal, e estou muito feliz em estar de volta e participar dessa festa bonita que é o São João de Natal”, finalizou.

Confira os vencedores do concurso Faz Mais Elino

1º lugar: Sanfoninha Choradeira, composição de Alexandre Moreira