Os professores da Rede Municipal de Ensino que atuam nas Salas de Leitura nas unidades de ensino como Mediadores de Leitura participaram durante esta segunda-feira (11) da 3ª Formação com Mediadores de Leitura com o tema “Classificação e Catalogação sob o olhar do bibliotecário”. A formação foi conduzida pela bibliotecária especialista Rosa Milena dos Santos e reuniu profissionais do magistério no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Atualmente 52 professores atuam como mediadores de leitura em toda Rede Municipal de Ensino.
 
De acordo com a bibliotecária a catalogação é fundamental para o equilíbrio das bibliotecas e comentou acerca do desenrolar da formação. “Essas orientações passadas na formação são fundamentais para essa classe. Temos a função de dar uma orientação para a mediação da leitura, da escrita, da oralidade e construir nos alunos o processo de leitura, de iniciação científica. Hoje estamos falando sobre como organizar o acervo de uma biblioteca escolar, utilizando classificação por cores, diferindo o leitor se é juvenil, infantil ou adulto. Assim temos uma organização que facilita o estudo” destacou a bibliotecária.
 
Presente na formação, a professora e mediadora de leitura Simone Linhas destacou as possibilidades proporcionadas pelo encontro e o compartilhamento de conhecimentos. “Essa formação no geral tem feito toda uma mudança. Tem sido um divisor de águas dentro da minha função, dentro da sala de leitura. A cada formação temos novidades e ideias de criatividade para o nosso trabalho dentro das bibliotecas” disse Simone que atua na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima.
 
Para a professora da Escola Municipal Professor José do Patrocínio Pereira Pinto, Maria Helena de Lira, a formação é necessária para traduzir os conhecimentos aprendidos nas salas de leitura. “Nós que dedicamos o nosso tempo na escola, na biblioteca, tudo que aprendemos a gente coloca em prática, nem que seja um pouquinho. Ou seja, essa formação vai melhorar o nosso conhecimento e com certeza o nosso atendimento ao aluno que precisa muito da figura do mediador de leitura nas escolas, que estejam dispostos a recebê-los com amor e carinho” comentou a professora.
 
Nísia Floresta
Durante a formação aconteceu também o lançamento do VI Concurso de Poemas Nísia Floresta para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Natal com o tema “Viver sem violência: respeitando as diferenças no mundo virtual”. O concurso é promovido pelo Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (CMDM) com apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Políticas Públicas para as Mulheres. As inscrições estão acontecendo nas unidades de ensino de 11 de julho a 30 de setembro e a premiação é de um tablete para os três primeiros colocados.