A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, iniciou nesta semana o trabalho de valorização da faixa compartilhada entre ônibus, táxis, ambulâncias e bikes. As ações educativas nesta semana estão sendo desenvolvidas na Av. Prudente de Morais e Hermes da Fonseca.

As ações são realizadas em parceria com o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), a Associação dos Ciclistas do RN (ACIRN) e os parceiros do Programa Vida no Trânsito (PVT). Nesta semana, na sexta-feira (dia 22), ainda será realizada uma blitz educativa com foco no respeito ao limite de velocidade na Via Costeira – numa ação integrada com o DETRAN/RN e o CETRAN.

FAIXA COMPARTILHADA

O projeto da Faixa Compartilhada Ônibus/Bicicleta é um caso de sucesso e já foi implantado em outras vias da cidade, onde foram constatadas a redução de acidentes com ciclistas e uma redução considerável no tempo de viagem dos ônibus urbanos. Além dos táxis, ambulâncias e bikes, os outros veículos também podem fazer o uso para conversão à direita ou acessar lotes lindeiros.