Marcando a volta do projeto “Conhecer e Preservar”, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), alunos da rede municipal de ensino realizaram na manhã de terça (26) e quarta (27), um tour pelas Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) e conheceram a história do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, localizado em Candelária. A ação foi realizada em parceria com o Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, da Secretaria Municipal de Educação (SME), que trouxe alunos das escolas municipais Professor Ulisses de Góis e Professor Herly Parente para vivenciar a experiência. As turmas foram as primeiras a visitar o parque por meio do projeto, após dois anos de pandemia.

Os alunos fizeram uma visita guiada pelo setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia da Semurb SEAB), nas 10 Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), para saber a importância de cada uma delas para a cidade. Ao todo foram cerca de 60 alunos do 5° ano, das respectivas escolas, que também puderam conhecer um pouco da história do Parque da Cidade desde a sua origem e sua importância para a manutenção do meio ambiente local.

“A retomada dos projetos como o 'Conhecer e Preservar' é importante para ensinar os alunos da rede municipal de ensino sobre a importância do meio ambiente, de respeitar as Zonas de Proteção (ZPAs) da nossa cidade, além de mostrar técnicas de preservação e manutenção dessas áreas. Essa iniciativa ensina as próximas gerações a cuidar do meio ambiente”, ressalta o chefe do setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia da Semurb (SEAB), Otávio Escócia.
 
O Parque da Cidade encontra-se aberto para visitação, com funcionamento das 5h da manhã às 17h da tarde. As visitas podem ser agendadas por meio do e-mail agendamentoparquedacidade@gmail.com.