Com a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato natalense, de forma integrada com o turismo e a cultura, visando a melhoria das condições de vida dos artesãos e preservando os aspectos culturais e ambientais, a Prefeitura do Natal por meio da Secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), participou da 37ª Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó  (Famuse), em Caicó, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. Durante o evento a Semtas contou com a participação de oito artesãos e duas economias solidárias, apresentando seus trabalhos em um estande montado no espaço Dona Maria Vale,  na própria ilha de SantAna.

O stand da secretaria no evento conta com artesanatos de tipologias como: Bordado, pirogravuras, decoupage, costura, montagem, marcenaria, croché, escultura, macramê. A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, informou que a gestão ofereceu aos profissionais estrutura de transporte, alimentação e hospedagem.

A titular da Semtas destacou ainda que a gestão municipal tem um olhar atento para o artesanato, reconhecendo a sua importância cultural, artística e econômica: “Não tem faltado incentivo por parte da administração do prefeito Álvaro Dias quando o assunto é a política municipal de apoio ao artesanato. Estamos sempre participando de feiras.  A feira de artesanato de Caicó é uma referência neste período da festa de SantAna. Por aqui, passam milhares de pessoas nos dias de festejo. Um momento importante para o nosso artesão apresentar o seu trabalho. Estamos desenvolvendo a economia e incentivando o artesanato natalense”, disse Ana Valda Galvão.

Além disso, afirmou que a participação dos artesãos em eventos fora da cidade contribui para levar o rico artesanato natalense para outros lugares e  para o crescimento econômico. “Por meio do artesanato é possível encontrar a arte vinda do povo. A missão da nossa gestão é ajudar a desenvolver ainda mais o trabalho dos artesãos.”

Para a artesã Christiane Peres que trabalha com artesanato há quatro anos, a feira de Caicó  foi um espaço de comercialização muito importante para as vendas. “A feira foi muito boa, foi minha primeira ida à Famuse e foi bem satisfatória. Teve uma importância grande participar dessa edição, nessa volta pós pandemia, para poder mostrar meu produto, conseguir captar mais clientes e com as vendas me manter no mercado.  É muito importante que a Prefeitura consiga manter esse padrão de feiras para ajudar no nosso crescimento profissional”, afirma Christiane que trabalha com Amigurumi, um brinquedo decorativo e seguro para as crianças desde o nascimento.

Economia solidária

A Semtas incentiva e estimula grupos de produção coletiva, buscando o fortalecimento da Economia Solidária na perspectiva da inclusão social e do desenvolvimento justo e solidário, mediante políticas integradas. Visa à geração de emprego e renda e o desenvolvimento de cadeias/arranjos produtivos.

Atualmente são cadastradas 18 associações que são beneficiadas com a participação em feiras, eventos e projetos variados. A Semtas também acompanha a organização social das associações.