Incentivo ao esporte, solidariedade e momentos lúdicos marcaram a abertura dos Jogos Internos que começou nesta quarta-feira (17) na Escola Municipal Cívico-Militar João XXIII, situada no Alecrim. Todas as turmas, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, participam das quatro modalidades esportivas da competição como Queimada, Futsal, Basquete e Dama. A competição segue até sexta-feira (19).

A solenidade teve seu início com a entrada das turmas, que foram divididas em filas na quadra esportiva da escola para assistir as apresentações que contaram com Ginástica Rítmica, grupos de dança ao som de músicas como “Worth It”, da ex-banda americana Fifithy Harmony e até mesmo o acender de uma tocha, relembrando os rituais dos campeonatos olímpicos. Na ocasião, também foram reforçados pela escola, os sentimentos amistosos que devem ser zelados no desenrolar dos eventos esportivos.

Nesta manhã, foram realizadas partidas de Basquete e Dama. Sobre como foi a preparação para essas partidas e a construção que se deu para a realização dos Jogos Internos, Verônica de Cássia Soares de Medeiros, professora de Educação Física, afirmou que a organização dos jogos acontece desde o início do ano, com o planejamento escolar. “Trabalhamos esses esportes com eles nas aulas de Educação Física, e chegamos nesse momento justamente para que os estudantes possam ter essa competição saudável, sempre exaltando que o importante além de vencer, é competir”, reforçou a professora que é uma das responsáveis pela estruturação dos jogos.

Os jogos de Basquete ocorreram com o sistema de três jogadores por turma. Em cada lado da quadra esportiva, aconteciam simultaneamente dois jogos. O 9° Ano B foi uma das equipes que venceram os primeiros confrontos da modalidade. Representando sua turma e sendo “cestinha da partida”, nome dado ao jogador com mais pontos em um jogo de Basquete, Gustavo Rian Souza da Silva, explicou que não tinha muita experiência com o esporte e comemora os sete pontos marcados na vitória da sua classe. “Com a ajuda dos meus companheiros consegui esses pontos. Estamos chegando com tudo para ir à final e sermos campeões”, comentou Gustavo Rian, que tem 14 anos e simpatiza pelo Los Angeles Lakers, time de Basquete dos Estados Unidos.

Já nas partidas de Dama, foram selecionadas duas mesas no refeitório da escola, onde cada uma recebeu duas disputas do jogo. Vencendo sua primeira partida, Héctor Ferreira de Araújo, aluno com Transtorno de Espectro Autista, comentou que conhece o jogo de Dama há um ano e se tornou seu jogo preferido. “Eu jogo toda hora e é muito legal participar dessa competição com o jogo que gosto”, pontuou o estudante que no dia, completou 15 anos. Héctor é aluno matriculado no 9° Ano A da Escola Municipal Cívico-Militar João XXIII.

Quem também comentou sobre a importância dos Jogos Internos foi a diretora pedagógica Cintia Daniele Oliveira. “Possibilita a oportunidade de movimentar a escola, de mostrar aos alunos oportunidades de crescimento. O esporte abre portas e muda vidas. Acredito que promover esses jogos internos desperta nos alunos essa curiosidade para ir além, para buscar algo que se identifique, que possam se inspirar e seguir o rumo que preferirem”, contou a diretora.