Natureza e conhecimento da fauna e flora da cidade marcam a visita da Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho nesta terça-feira (30) ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, localizado no bairro Pitimbu. Na ocasião, 19 alunos do 1° ano do Ensino Fundamental participaram de momentos educativos conhecendo o parque e entendendo melhor sobre a importância da preservação daquele ambiente. O momento acontece por meio do Programa Pelotão da Cidadania, do Departamento de Atenção ao Educando da Secretaria Municipal de Educação.

Utilizando o espaço do parque, as crianças puderam ver exemplos de animais que vivem no ambiente e participaram de dinâmicas educativas sobre a história da cidade. Também foram apresentadas ao contexto de criação do parque, conhecendo figuras que marcam a instalação do equipamento, como o arquiteto Oscar Niemeyer que idealizou o espaço e do religioso Dom Nivaldo Monte, que foi padre da cidade de Natal, homenageado no nome do espaço.

Professor e acompanhante do Pelotão da Cidadania, Marcos Antônio Gomes de Carvalho, explicou a importância de se promover uma aula de campo como essa e explicou como atua o pelotão. “O Pelotão da Cidadania visa dar uma possibilidade de conhecimento da cidade e de outros espaços educativos além da cidade. Então nessas visitas o importante é que eles saiam da rotina normal de sala de aula e passam ter uma consciência da cidade, e os espaços passam a ser educativos” comentou Carvalho.

A professora da Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui A. de Carvalho, Ana Lúcia de Lima, contou que o momento é importante para que os alunos possam conhecer um espaço que marca a cidade e sua história e também reforçou os valores ecológicos que podem ser trabalhados em sala de aula. “A importância é inúmera. Só em trazer eles para desfrutar desse ambiente e prestigiar esse momento é muito importante. Pretendo ampliar essa experiência em sala de aula. Mesmo que alguns morem perto, uma parte não conhecia” disse Ana Lúcia de Lima.

Após participarem das atividades pedagógicas, os alunos Felipe Bezerra Marcos e Rafael de Moura Barbosa, disseram que nunca tinham ido ao parque, apesar de morarem perto das regiões do Pitimbu e Planalto. “Achamos muito legal o parque” afirmaram os alunos. Quando perguntado sobre o que mais viram de interessante no equipamento, eles responderam que a torre é o que lhes chamou mais atenção.