A 2ª edição do Seminário de Arborização Urbana e Meio Ambiente, ocorrida no último dia 21 de setembro, data das celebrações do Dia Mundial da Árvore, no Parque Ecológico de Capim Macio, teve uma avaliação positiva da Prefeitura do Natal, muito pela adesão dos frequentadores do Parque e da população do bairro, localizado na zona Sul. O seminário ofereceu cinco oficinas ao público e estabeleceu parceria com várias secretarias municipais, além do Instituto Federal de Educação (IFRN Natal) e a Loja Ferreira Costa.

Na avaliação da secretária Executiva do Município e coordenadora do Projeto Planta Natal, Danielle Mafra, o efeito foi positivo porque teve uma boa adesão da população que mora no entorno e que frequenta o Parque Ecológico de Capim Macio, uma obra recém entregue pela gestão do prefeito Álvaro Dias. “É um Parque super arborizado e feito para toda a família, e a gente teve a adesão e participação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Foi muito bacana ver a população envolvida com as oficinas”, assinalou a gestora.

Ela enfatizou a assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura do Natal e o IFRN para a execução do Projeto Ybirá, que consiste no mapeamento de árvores urbanas turísticas, exemplares que integram a paisagem natalense há muitas décadas. Destacou, ainda, a participação maciça da Associação dos Amigos de Capim Macio e o abraço ao Ipê da Resistência. “O evento também sensibilizou as pessoas para a importância de temas relacionados com o meio ambiente. Queremos que as pessoas entendam a importância da proteção das árvores nativas e ajude a cuidar delas”, ilustrou.

Durante o evento foram realizadas cinco oficinas práticas, quais sejam Hortas Caseiras, Produção de Bonsais, Artes e Reciclagem, Experiências Sensitivas com Árvores e Brinquedos Recicláveis. O grupo Ferreira Costa doou o material para as oficinas. Participaram do evento as secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Urbana.

Responsável pela oficina de Hortas Caseiras, a técnica agrícola do setor de Paisagismo da Semsur, Thais Balbino, ilustrou que a oficina consistiu, em um primeiro momento,  na sensibilização da importância social e econômica do cultivo de hortaliças em pequenos espaços, e como isso afeta positivamente a vida das pessoas.

Ela ensinou, ainda, na oficina o modo correto do plantio e materiais a serem usados, tais como vasos e adubos, além da compostagem. Tomate, coentro, cebolinha e manjericão, por exemplo, são hortaliças possíveis de serem plantadas em pequenos espaços em casa ou no apartamento, inclusive como horta suspensa. “A oficina foi bastante produtiva. Nove pessoas participaram e com certeza saíram com outra mentalidade. A partir de agora terão uma melhor saúde. Para além dos efeitos benéficos para a saúde, há, ainda, a possibilidade das pessoas comercializarem os produtos, movimentando a economia criativa na cidade”, pontuou Thais Balbino.

Durante o seminário foram apresentados os resultados das atividades do Planta Natal, implementado pela Prefeitura ao longo do ano, com destaque para o mutirão de plantio de oito mil mudas de árvores nativas durante os 100 dias do período chuvoso. Já o saldo do Planta Natal, no biênio 2021/2022, resultou no plantio de 13.156 mudas na cidade. “A gente tinha pouco mais de quatro mil árvores e plantamos em 100 dias mais de oito mil mudas. Foi um trabalho muito difícil para a equipe toda. Neste segundo semestre, vamos fazer um trabalho de revisitação às árvores”, adiantou Danielle Mafra.